Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MEMÓRIA DA TV

Baseada em filme de 1954, próxima novela das 6 da Globo terá novos personagens

Divulgação/Columbia Pictures

O ator Mazzaropi no filme Candinho (1954), adaptação de obra do filósofo francês Voltaire - Divulgação/Columbia Pictures

O ator Mazzaropi no filme Candinho (1954), adaptação de obra do filósofo francês Voltaire

THELL DE CASTRO

Publicado em 27/12/2015 - 7h00

A próxima novela das seis da Globo, Eta Mundo Bom, de Walcyr Carrasco, é baseada em um dos meus filmes preferidos, Candinho, terceira produção de Mazzaropi (1912-1981), que estreou em grande estilo em São Paulo em 25 de janeiro de 1954, como parte das comemorações dos 400 anos da cidade. A produção, com cerca de uma hora e meia de duração, não daria sustentação para uma novela completa. São poucos personagens e a história é toda centrada na busca de Candinho por sua mãe e por sua amada. Novos núcleos foram criados pelo autor para dar a sustentação necessária.

Candinho é a primeira adaptação cinematográfica mundial da obra Cândido, ou O Otimismo, de Voltaire (1694-1778), lançada em 1759 na França. Enquanto a trama do livro se passa em um castelo da Alemanha, a do filme foi transportada para o interior de Minas Gerais e para a capital paulista _o mesmo ambiente da novela.

Candinho é uma fábula sobre o otimismo. O protagonista nasceu numa rica fazenda de Minas Gerais, em 1926, mas a mãe, solteira, algo escandaloso para a época, foi proibida de criar seu filho e o abandonou num rio, em um cesto, como o bíblico Moisés.

Ele é encontrado por Manoela (Ruth de Souza), empregada da fazenda Dom Pedro 2º, em Piracema (MG), propriedade do coronel Quinzinho (Domingos Terras), defensor da monarquia e neto de um dos barões do Império, casado com Cunegundes, que vem a morrer alguns anos depois.

Criado inicialmente como filho, Candinho perde esse status três anos depois, quando nascem os gêmeos Quincas e Filoca, interpretados, já adultos, respectivamente, por John Herbert e Marisa Prado. Candinho acaba se transformando num criado da fazenda, vivendo em um quartinho de madeira nos fundos da propriedade, sempre ao lado de seu burro, Policarpo.

A produção, que abusa do humor ingênuo, tem como uma das figuras centrais o professor Pancrácio, em grande atuação do sambista Adoniran Barbosa. Mentor de Candinho, ele sempre tem um conselho e seu lema "tudo que acontece é para melhorar a vida da gente".

Ao se envolver com Filoca, Candinho é expulso da propriedade e vai procurar sua mãe biológica em São Paulo, quando encontra Pancrácio, que, na verdade, finge ser mendigo e se sustenta com esmolas. A felicidade do rapaz é completa quando ele fica sabendo que Filoca está na capital, ignorando o fato dela ter se tornado uma prostituta.

Na trama da Globo, Candinho será Sérgio Guizé, enquanto Filoca, agora Filomena, será Débora Nascimento. O coronel Qunzinho será vivido por Ary Fontoura e o professor Pancrácio marcará o retorno de Marco Nanini às novelas desde Andando nas Nuvens, em 1999.

divulgação/tvglobo

Na novela Eta Mundo Bom, o ator Sérgio Guizé interpretará personagem de Mazzaropi 

Novos personagens

No filme, por exemplo, a mãe de Candinho morreu de depressão alguns anos após abandonar o filho. Na trama da Globo, será Anastácia, vivida por Eliane Giardini, que vai mover o mundo para procurá-lo. Aliás, todo o núcleo da família dela não existe no filme. Outra diferença será o grande amigo de Candinho em São Paulo, Pirulito. No filme, ele já era adulto, vivido por Benedito Corsi. Na novela da Globo, será o garoto JP Rufino.

Mais personagens que não existem na produção de 1954 são Ernesto (Eriberto Leão), que vive uma relação possessiva com Filomena (apesar de o filme mostrar o cafetão da garota, mas não era identificado); Emma (Maria Zilda), amiga de Anastácia; Josias (Flávio Migliaccio), veterinário da fazenda; Diana (Priscila Fantin), rival de Filomena no cabaré; e a vilã, Sandra (Flávia Alessandra), prima de Candinho, que fará de tudo para que ele não se encontre com a mãe.

Espero ver na novela algumas cenas hilariantes do filme, como o momento que Candinho leva Filoca para a casa do professor e este pensa ser um ladrão, saindo desesperado com uma arma em punho. Depois, dadas as vestimentas da moça, questiona: "Deu para isso agora, Candinho?". A história é boa e promete. Resta saber como será tratada pelo autor e pela emissora.

Aproveito o espaço para agradecer aos leitores por mais um ano de audiência e desejar a todos um próspero Ano Novo. Após um breve período de férias, retornarei no dia 10 de janeiro.


THELL DE CASTRO é jornalista, editor do site TV História e autor do livro Dicionário da Televisão Brasileira (Editora InHouse). Siga no Twitter: @thelldecastro


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.