Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TRAGÉDIA NO NORDESTE

Band passa sufoco com afiliada 'falida' e pede ajuda para cobrir tragédia no Recife

REPRODUÇÃO/BAND

Carla Ramil em uma entrada ao vivo no Show do Esporte durante a cobertura da tragédia no Recife

Carla Ramil: repórter de São Paulo foi enviada pela Band para cobrir tragédia no Recife

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 31/5/2022 - 6h45

A Band passou perrengue para montar um esquema de cobertura das chuvas intensas no Recife. A tragédia já matou 91 pessoas em Pernambuco. A correria ocorreu porque a TV Tribuna, afiliada da emissora de Johnny Saad no Estado, não aceitou pagar horas extras para seus poucos repórteres locais e não tinha condições técnicas de auxiliar sua parceira na cobertura. A empresa vive uma crise que se arrasta desde a década passada.

Para tapar o buraco, a Band enviou dois repórteres de São Paulo: Carla Ramil e Juliano Dip, que atuam em telejornais de rede como o Jornal da Band. Ambos vão ficar na cidade pelo menos até o fim desta semana. Para não sobrecarregar os dois, a Band pediu auxílio para a TV Manaíra, sua parceira da Paraíba, que enviou Silvia de Oliveira --repórter de rede da emissora paraibana.

Segundo apurou o Notícias da TV, a Band chegou a propor que os contratados da TV Tribuna prestassem um serviço freelancer para São Paulo. A própria emissora iria bancar os custos de diária e alimentação de quem optasse por fazer a cobertura das chuvas. No entanto, houve recusa da afiliada por medo de ser alvo de novos processos trabalhistas.

A TV Tribuna também não teve condições de ajudar na operação de logística da Band no Recife. Nem mesmo os VTs enviados para a rede são gerados pela TV local --todos eles são feitos pela internet. Na locomoção, a Band alugou carros e não usa nenhum veículo da afiliada. O jornalismo da emissora paulista também enviou profissionais de sua sede no Nordeste, fixada em Salvador (BA).

Quem tem dado algum auxílio técnico é a TV Jornal, parceira local do SBT. Alguns profissionais, inclusive, toparam a proposta de fazer reportagens para a concorrência no sistema freelancer. É o caso de Jaqueline Araújo, diretora do programa Turma do Barra, apresentado na hora do almoço pelo SBT do Recife. Ela tem prestado serviço para o Brasil Urgente, comandado por José Luiz Datena.

Mesmo com os problemas, a Band tem sido elogiada nas redes sociais pelo espaço que tem dado ao que acontece em Pernambuco. No domingo (29), a programação foi interrompida inúmeras vezes para boletins sobre as chuvas. O Show do Esporte, programa esportivo dominical, chegou a dar amplo espaço para atualizações sobre mortes e feridos.

A afiliada falida da Band

A TV Tribuna é do Grupo Industrial João Santos, que entre outros negócios, atua no setor de construção civil. Um de seus produtos mais conhecidos é a marca de cimento Nassau. O conglomerado empresarial está mal das pernas desde o início da década de 2010, mas a situação se agravou em 2021, por causa da pandemia de coronavírus --o que prejudicou ainda mais a situação da TV.

Em abril de 2021, cerca de 30 funcionários do Jornalismo da TV Tribuna denunciaram a empresa ao Ministério Público do Trabalho, alegando que estavam sem receber salários integralmente desde fevereiro. Os profissionais também pediram a ajuda do Sinjope (Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco) e da Band para resolver o caso. Uma vaquinha chegou a ser feita por profissionais de Globo, Record e SBT no Recife para que os colegas não passassem fome.

Em novembro, não teve jeito: a TV Tribuna entrou em greve porque os profissionais chegaram a receber salários por meio de permutas em vez de dinheiro. Um patrocinador bancou o pagamento mensal em setembro de 2021 para os funcionários, mas, em vez de dinheiro, eles receberam um kit composto por duas bandejas de ovos, linguiça, uma ave natalina e um espetinho. O Ministério Público do Trabalho confirmou esse recebimento.

Os trabalhadores só voltaram a dar expediente normal em dezembro, quando tiveram a situação minimamente regularizada. Mas até o momento a Tribuna tem dificuldade de honrar seus compromissos. Em abril, por exemplo, ela atrasou o salário de março durante mais de 20 dias e só pagou parte dele para os jornalistas.

O Notícias da TV procurou a TV Tribuna e o Grupo Industrial João Santos insistentemente durante toda a última segunda-feira (30). Ninguém atendeu aos telefonemas feitos pela coluna. Caso a TV queria se pronunciar, o espaço está aberto. A Band também foi procurada, mas não comentou o caso até o fechamento deste texto.

TUDO SOBRE

Band

SBT


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.