Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

VALE TUDO?

Band faz manobra para Fórmula 1 dar mais dinheiro que Brasileirão na Globo

DIVULGAÇÃO/BAND

Max Verstappen em corrida pela Fórmula 1

Max Verstappen corre pela Fórmula 1: Band sobe valor de patrocínio após renovar contrato

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 30/9/2022 - 7h00

Logo após renovar o contrato da Fórmula 1 até 2025, a Band lançou ao mercado o pacote comercial para a próxima temporada. Os valores impressionam: para tentar valorizar seu produto, a emissora colocou um preço de tabela maior do que as marcas que aparecem na transmissão do Campeonato Brasileiro na Globo pagam --o futebol na TV líder tem o pacote comercial mais caro da TV brasileira.

O Notícias da TV teve acesso em primeira mão ao documento entregue para agências de publicidade. A Band vende seis cotas por R$ 351,1 milhões. Para justificar o preço, a empresa ofereceu mais de 1.100 inserções publicitárias em TV aberta, fechada e rádios do grupo a partir de janeiro.

Se vendesse todos os espaços pelo valor total, a Band faria a Fórmula 1 ter uma arrecadação recorde: R$ 2,172 bilhões ao todo. Só para efeito de comparação, a Globo vendeu sete cotas de patrocínio para o Brasileirão na TV aberta por R$ 310 milhões --o que deu R$ 2,170 de faturamento neste ano. 

No entanto, fontes do mercado afirmaram ao Notícias da TV que é pouco provável que a emissora do Morumbi ultrapasse a Globo. A Band usou de uma estratégia normal: inflar os preços de tabela para negociar valores melhores quando vender a publicidade com descontos de pelo menos 80% --o que daria uma arrecadação de R$ 70,2 milhões por anunciante. 

Vale ressaltar que o modelo de negócio da Band com a Liberty Media, dona da Fórmula 1, é de sociedade. Ou seja, tudo o que é vendido para empresas parceiras é dividido em partes iguais. Com os descontos, a Band conseguiria até R$ 421,2 milhões e ficaria com R$ 210,6 milhões --o restante iria para o bolso da empresa americana. 

O valor inflado também se deve ao novo contrato de direito de transmissão, que durará mais três temporadas. O vínculo renovado em junho foi possível por causa do trabalho da Band em todas as mídias do grupo, o que tem agradado o estafe da categoria.

Além da TV aberta, a Band exibe a Fórmula 1 no BandSports, seu canal de TV paga. Lá, os treinos são o maior ibope do canal esportivo. Categorias de acesso da principal categoria, como a Fórmula 2, também são atrações do canal pago do grupo liderado por Johnny Saad.

TUDO SOBRE

Band

Fórmula 1


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.