Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VOLTA DAS MÁSCARAS

Aumento de casos de Covid acende alerta na Globo e ameaça o futuro das novelas

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Nicolas Prattes em cena de Todas as Flores

Nicolas Prattes em cena de Todas as Flores; intérprete de Diego testou positivo para Covid

GABRIEL VAQUER e CARLA BITTENCOURT

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 12/11/2022 - 7h00

Após o crescimento de casos de Covid-19 e o teste positivo de Galvão Bueno poucos dias antes da viagem para a Copa do Mundo do Catar, a Globo voltou a ficar alerta. Para tentar resguardar a saúde de seus funcionários e evitar um surto, a emissora emitiu um comunicado interno com a recomendação da volta do uso de máscara durante tempo indeterminado. Atores de Todas as Flores, Travessia e Mar do Sertão também foram contaminados, e as gravações tiveram de ser alteradas.

O Notícias da TV teve acesso ao documento interno. A nota curta ressalta que a Globo segue alerta para casos que possam surgir entre funcionários e que tem mantido os protocolos que adotou desde o início de 2020, com o surgimento da doença, como higienização contínua de equipamentos (computadores, microfones, entre outros). 

Desde junho, a Globo deixava para os funcionários a decisão de usar máscara durante as atividades, por causa do alto índice de vacinação e da queda no número de mortes e casos da doença. A plateia de programas de entretenimento também foi liberada de usar o equipamento de segurança.

A preocupação aumentou nas últimas semanas. A taxa de transmissão da doença é a maior desde julho no país. De acordo com a plataforma InfoTracker, desenvolvida por universidades pesquisadoras do coronavírus no Brasil, como a USP (Universidade de São Paulo), a taxa de transmissão registrada nesta semana é de 1,18.

Ou seja, cem pessoas infectadas podem transmitir a doença para 118 pessoas. Em 25 de julho, a taxa era de 1,19 e, desde então, o número vinha em queda. O sistema também calcula a projeção para as próximas semanas, e a tendência é de crescimento. A partir do próximo dia 15, a transmissão deverá ser de 1,35.

Alerta nos sets das novelas

Nos Estúdios Globo, onde são gravadas as novelas, os cuidados foram redobrados. A BQ.1, variante da ômicron, tem causado um aumento de casos do coronavírus principalmente no Sudeste e Centro-Oeste do país. São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso estão entre os Estados mais afetados. A nova onda da doença é um fantasma que voltou a rondar a produção de novelas.

Para não atrasar os trabalhos na reta final de Cara e Coragem, atores voltaram a usar máscaras nos bastidores e só retiram na hora da ação. Produtores, maquiadores e diretores usam o equipamento de segurança durante o tempo todo e só retiram quando é estritamente necessário. Nas gravações em estúdio, apenas os atores estão autorizados a deixar de usar proteção durante o período de gravação.

Já em Mar do Sertão e Travessia, alguns atores testaram positivo, segundo apurou o Notícias da TV. Por conta disso, a Globo precisou reorganizar as gravações de algumas cenas. Houve um esforço para acomodar tudo sem que os casos de Covid prejudicassem o cronograma e a frente de capítulos.

Em Todas as Flores, Nicolas Prattes e Leonardo Lima Carvalho, intérpretes de Diego e Celinho, foram afastados das gravações após contraírem Covid-19. Fabio Assunção também testou positivo para o vírus, mas já se recuperou e retomou o trabalho na novela do Globoplay.

Caso Galvão Bueno

O que também fez a Globo ligar o alerta foi o teste positivo de Galvão Bueno. Prestes a embarcar para a transmissão da Copa do Catar, o narrador foi afastado do trabalho presencial.

O locutor apresenta apenas sintomas leves da doença. Por causa do diagnóstico, a emissora adiou a edição especial do Bem, Amigos, que seria transmitida nesta segunda (14) em TV aberta.

O receio da empresa é de que outros profissionais enviados ao Catar também testem positivo. Por isso houve a recomendação de redobrar os cuidados e evitar que a cobertura do evento esportivo seja prejudicada.

A Globo exige que seus funcionários tomem a vacina e todas as doses de reforço que forem pedidas pelo Ministério da Saúde. Quem se recusar, não pode entrar nas dependências da empresa e pode ser até demitido. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.