Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PANDEMIA CONTROLADA

Por que Globo liberou geral e aboliu máscaras nas plateias dos programas?

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Patrícia Poeta com camisa preta e saia verde no comando do Encontro

Patrícia Poeta no Encontro: programa voltou a receber plateia sem uso de máscara nesta segunda (12)

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 12/9/2022 - 11h36

A boa abrangência da vacinação contra Covid-19 e a pandemia controlada no Brasil foram fatores determinantes para uma importante mudança na Globo. A emissora afrouxou de vez as medidas de segurança contra a doença em seus estúdios. Desde o fim da semana passada, no Rio de Janeiro, e a partir desta segunda (12), em São Paulo, as plateias de programas de variedades foram liberadas do uso de máscaras em estúdios. Agora, apenas a vacinação atualizada é exigida pela emissora.

Segundo apurou o Notícias da TV, a liberação ocorreu na última quinta (8) nos Estúdios Globo. Já na edição do último domingo (11) do Domingão com Huck, o público que acompanhava o programa de Luciano Huck não precisou usar o artefato. A regra também vale para convidados nos bastidores. Se estiver vacinada, a pessoa pode transitar nas dependências da emissora sem maiores problemas.

Luciano Huck aproveitou bastante a novidade durante a edição e celebrou o fim das máscaras. Huck deu um abraço em seus fãs e disse esperar que não seja mais necessário usar a proteção durante as gravações. Nesta segunda, o Encontro com Patrícia Poeta recebeu público pela primeira vez sem máscara desde junho, e pela primeira vez desde que Patrícia assumiu o programa.

A Globo determinou a liberação ao observar a queda na média móvel de mortes e casos de Covid-19 no Brasil. Segundo o consórcio de veículos de imprensa, nos últimos sete dias, a média diária de mortes pela doença está em 70 --o número mais baixo desde o início da pandemia, em março de 2020.

Além disso, a média de casos confirmados no Brasil é de 2.285 por dia, a maioria deles com sintomas leves por conta da vacinação. A porcentagem de cidadãos totalmente vacinados (com as duas doses obrigatórias) no país é de 81%. Cerca de 56% da população nacional tomou quatro doses.

Com os números altos nas grandes metrópoles e a vacinação muito próxima de 100% de seus funcionários, a Globo atendeu à demanda das produções de variedades, que já desejavam a queda da máscara desde o início de agosto.

A emissora obriga seus contratados a se vacinarem, com a possibilidade de demissão se a ordem não for obedecida. A empresa poderá retomar o uso de máscaras caso os números voltem a crescer.

Um "libera geral" já havia acontecido em maio na Globo por causa da baixa da Covid-19 no Brasil e a vacinação acelerada na época. Mas um novo surto nos Estúdios Globo, que atrasou até gravações de novelas ainda naquele mês, fez a emissora precisar voltar atrás e retomar os cuidados mais rígidos no início de junho.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.