Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MULTIPLICAÇÃO DO IBOPE

Até programas da Igreja Universal se beneficiam com sucesso de A Fazenda 12

REPRODUÇÃO/IURD

O bispo Renato Cardoso no comando do programa Entre Linhas, da Igreja Universal do Reino de Deus

O bispo Renato Cardoso no comando do Entre Linhas: programas da Universal em alta no Ibope

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 20/10/2020 - 6h55

Programa de maior sucesso da Record e a atração mais vista fora da Globo na TV, A Fazenda 12 aumentou o ibope do horário nobre da Record como um todo, impulsionando as novelas exibidas antes e o telejornal transmitido depois do reality. Até mesmo os conteúdos da Igreja Universal do Reino de Deus, no ar no início da madrugada, dobraram sua audiência desde o início do confinamento dos famosos.

A faixa religiosa da Record começa à 0h45. Três programas produzidos pela Universal se alternam durante a semana nesse horário: Entre Linhas, Inteligência e Fé e Fala Que Eu Te Escuto.

Um levantamento realizado pelo Notícias da TV indica que, na última semana sem A Fazenda 12 na grade, entre 31 de agosto e 4 de setembro, as atrações que abrem a programação religiosa da emissora tiveram média de 0,8 ponto na Grande São Paulo, com as edições mais vistas anotando 1,0 de ibope na quarta (2) e na quinta-feira (3).

No período entre 14 e 18 de setembro, primeira semana cheia do reality show, com formação de roça, prova do fazendeiro e eliminação, os conteúdos da Universal já apresentaram um crescimento de 50%, pulando para 1,2 de média no início da madrugada, com a edição de maior audiência em 17 de setembro, quando o Inteligência e Fé registrou 1,6 ponto.

Naquela ocasião, a Record ainda exibia Mr. Robot depois de A Fazenda 12. Ou seja, entre o reality show e os religiosos, eram transmitidos dois programas (a série e o jornalístico JR 24H), o que aumentava a fuga de público. Com o fim da temporada da produção protagonizada por Rami Malek, a atração de Marcos Mion passou a ficar no ar até mais tarde e entregar para o telejornal.

Esse novo ajuste na grade fez com que os conteúdos da igreja de Edir Macedo ganhassem ainda mais público. Entre 12 e 16 de outubro, os programas religiosos da faixa de 0h45 marcaram 1,7 ponto de média --mais do que o dobro em comparação ao que era registrado antes do reality.

A edição da última quarta-feira (14) do Inteligência e Fé ficou com 2,2 pontos. Os índices não são suficientes para disputar a vice-liderança com o SBT, mas indicam que as mensagens da Universal estão com um alcance maior na TV.

Na Grande São Paulo, cada ponto equivale a 74.987 domicílios e 203.309 indivíduos. Com um aumento de 0,9 ponto na média semanal, os programas religiosos estão atingindo 182 mil pessoas a mais apenas na região metropolitana de SP.


Saiba tudo que acontece em A Fazenda com o podcast O Brasil Tá Vendo

Ouça "#13 - Quem são os protagonistas de A Fazenda 12?" no Spreaker.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.