Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESTRELA DA TV

Você reconhece essa operária? Ela é uma famosa apresentadora da Globo

Caio Ferrari/SBT

Sandra Annenberg era a operária Ângela na novela Cortina de Vidro, fracasso do SBT de 1989 - Caio Ferrari/SBT

Sandra Annenberg era a operária Ângela na novela Cortina de Vidro, fracasso do SBT de 1989

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 23/5/2019 - 5h32

Batendo cartão no Jornal Hoje de maneira ininterrupta há 16 anos, Sandra Annenberg estava em uma área bem diferente três décadas atrás. Em 1989, a jornalista surgia como atriz na novela Cortina de Vidro, uma realização independente das produtoras Art Vídeo e Miksom exibida pelo SBT e escrita por Walcyr Carrasco --autor da atual A Dona do Pedaço.

A reportagem teve acesso a fotos exclusivas e inéditas, diretamente do acervo do SBT, que mostram Sandra no papel da operária Ângela (confira outras imagens no fim desse texto).

A personagem era uma mulher simples, cujo caminho cruzava com o do ricaço Frederico (Herson Capri) depois que ele perdia a memória em um incêndio de seu prédio, a tal cortina do título --o edifício cilíndrico Dacon, com fachada toda de vidro e localizado na zona sul de São Paulo, servia de cenário para a história.

Cortina de Vidro foi a primeira (e única) protagonista da carreira de Sandra, que já tinha atuado em outros projetos --inclusive na própria Globo, onde fez a série Tarcísio e Glória (1988) e na novela das seis Pacto de Sangue (1989).

Sandra em comercial de rede de lanchonetes famosa

Antes de migrar para o Jornalismo da Globo, a atual âncora do Hoje também fez publicidade, inclusive um comercial de uma famosa rede de lanchonetes que de vez em quando é recuperada (e compartilhada) por internautas.

Depois que a novela do SBT acabou, em maio de 1990, Sandra decidiu mudar de área e mirou a carreira jornalística. "Para ser atriz, eu precisava estar no Rio. E eu queria continuar em São Paulo", contou ela ao Memória Globo.

Na nova carreira, ela trabalhou na Record, como apresentadora do TV Franchising, função que chamou a atenção da Globo. A jornalista foi contratada para substituir a também atriz Silvana Teixeira, ex-Bambalalão (1977-1990) que virou garota do tempo do telejornal São Paulo Já, precursor do SPTV, hoje SP.

Só que Silvana fazia uma previsão maluca: "Se fosse chover, ela entrava de guarda-chuva; se fosse fazer sol, ia de biquíni. Eles queriam mudar isso, levar a previsão do tempo a sério", lembrou Sandra ao site da emissora. Ela, então, conseguiu o "papel" e não largou mais o jornalismo. Atualmente, além do Hoje, comanda o Como Será?.

No ano passado, a jornalista contou ao Notícias da TV que a transição da vida de atriz para a bancada aconteceu naturalmente. "Foi acontecendo, não teve aquele momento de estalo. As coisas foram se encaminhando, eu fui mudando, percebi que não fazia mais parte daquele grupo [de atores] e que queria participar de outro grupo", declarou ela, que completa 51 anos no próximo dia 5.

Confira outras imagens de Sandra Annenberg na novela Cortina de Vidro:

Sandra Annenberg em cenas da novela Cortina de Vidro

Sandra Annenberg era a operária Ângela em Cortina de Vidro, fracasso do SBT de 1989 (Foto: Caio Ferrari/SBT)
Sandra nos braços de Jayme Periard, o Marcelo na história de Walcyr Carrasco (Foto: Caio Ferrari/SBT)
A agora jornalista tinha um quê de Regina Duarte na época de atriz, não? (Foto: Carlos Manfredo/SBT)
Sandra ensaia cena nos bastidores de Cortina de Vidro, de 1989 (Foto: Caio Ferrari/SBT)
Sandra no hospital com Jayme Periard, que interpretava Marcelo na trama (Foto: Caio Ferrari/SBT)

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.