MICHELLE SAMPAIO
Reprodução/Facebook
Michelle Sampaio no estúdio do Jornal Vanguarda, telejornal local que corresponde ao SP2
REDAÇÃO
Publicado em 23/3/2019 - 8h29
Atualizado em 23/3/2019 - 10h07
Um dos principais nomes da Rede Vanguarda, afiliada da Globo no Vale da Paraíba (SP), a apresentadora Michelle Sampaio foi demitida da emissora. O motivo? Estava gorda. Ela ficou grávida em 2016 e, mesmo depois de dar à luz, não conseguiu voltar ao peso normal. De âncora de telejornal, passou a trabalhar nos bastidores da TV até ser desligada.
> Leia também: Globo nega que apresentadora tenha sido demitida por estar gorda
"Me desculpem o textão, mas estou aqui pra dividir uma notícia com vocês. A partir de hoje [23] não faço parte mais do quadro de jornalistas da Rede Vanguarda, afiliada da Rede Globo no Vale do Paraíba. Foram 16 anos de trabalho na TV, mas hoje encerro esse ciclo. A opção de desligamento foi da emissora", publicou ela na manhã deste sábado em seu perfil no Instagram.
A pressão que a Globo e seus afiliadas exercem sobre âncoras de telejornais e repórteres que aparecem no vídeo, especialmente as mulheres, para que elas estejam sempre no peso certo e com visual impecável é tema recorrente nos bastidores, mas é raro que alguma jornalista fale sobre o tema. Michelle decidiu abrir o jogo em seu desabafo.
"Como muitos sabem e me acompanham, há dois anos entrei numa briga com a balança depois de ter engordado muito na gravidez. Por estar acima do peso, fiquei um bom tempo trabalhando nos bastidores, cheguei a emagrecer um pouco, voltar pra reportagem e apresentação do jornal, mas saí do 'vídeo' novamente porque nunca de fato voltei ao peso antes da gravidez, que foi o pedido da emissora."
Ao jornalista Mauricio Stycer, do UOL, Michelle disse que não acha que sua demissão tenha sido motivada por preconceito. "Eles têm padrões. Acho apenas que poderiam ter me dado a chance de fazer o meu trabalho", disse.
Na mensagem compartilhada com seus 21 mil seguidores, Michelle afirmou que respeita a decisão da Vanguarda e agradeceu pela oportunidade que recebeu da emissora nesses 16 anos de trabalho. O Notícias da TV apurou que a jornalista era muito querida pelos colegas de trabalho, e que o clima na Redação é de revolta por causa do desligamento da profissional.
Geovanna Tominaga, que passou pela Vanguarda antes de virar repórter do Vídeo Show e do Mais Você, se revoltou com a situação. "Um absurdo priorizarem a estética acima do talento e da competência. Você é uma grande profissional e isso ninguém tira de você. Sempre admirei o seu trabalho e continuo te admirando ainda mais fora da telinha, porque na real é o que importa", escreveu.
"Quero agradecer imensamente meus colegas de trabalho, que são extraordinários, sensacionais! Sem exagero! Eles sempre me deram uma superforça nesse período e eu sempre dizia 'Não se preocupem, eu estou bem, no momento mais feliz da minha vida'. Jamais vou esquecer as gargalhadas, o aprendizado e os projetos juntos. Amo vocês, meu amigos, obrigada!", elogiou a ex-apresentadora.
Aos fãs, que questionavam frequentemente a jornalista e seus colegas sobre o sumiço de Michelle, ela mandou outra mensagem: "Quero agradecer muito muito o apoio de vocês ao longo da minha trajetória na Rede Vanguarda, muito obrigada! Fico impressionada com o carinho de tanta gente nas ruas e nas redes sociais. Obrigada mesmo, de coração!", continuou.
Michelle foi contratada pela Vanguarda em 2003, depois de se formar em Jornalismo e de fazer um intercâmbio na Nova Zelândia. Destacou-se na cobertura esportiva de times da região de São José dos Campos e Taubaté, e rapidamente cresceu na emissora, tornando-se apresentadora do Vanguarda TV 2ª Edição, além de ser repórter especial e fazer entrevistas para o Vanguarda Comunidade.
Fora da Vanguarda, ela pretende se dedicar à Comunicarte, especializada em treinamentos de comunicação. Michelle é sócia-proprietária da empresa. E comemora que vai ter mais tempo para ficar com a filha, Antonella.
Procuradas, a Globo e a TV Vanguarda negaram que o motivo da demissão de Michelle tenha sido o fato de estar acima do peso. No entanto, as emissoras não explicaram qual foi a razão.
"A TV Globo e a TV Vanguarda informam que não é verdade que a razão para o fim do contrato mencionado seja a que foi publicada na reportagem 'Apresentadora da Globo é demitida por ficar gorda depois de gravidez'. Tal conduta é incompatível com a política de respeito absoluto a seus profissionais adotada pela TV Globo e pela TV Vanguarda", informou a Globo na tarde deste domingo (24) por meio de nota enviada ao Notícias da TV.
Confira a publicação da jornalista:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.