Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEM BATER CABEÇA

Gazeta cria esquema para evitar repetição de temas em 'maratona feminina'

Reprodução/Gazeta

Em 1º de abril, Ronnie Von migrará com o Todo Seu para às 13h30, em uma maratona de programas femininos - Reprodução/Gazeta

Em 1º de abril, Ronnie Von migrará com o Todo Seu para às 13h30, em uma maratona de programas femininos

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 24/3/2019 - 6h18

A partir de 1º de abril, quando lança sua nova grade, a Gazeta investirá (ainda mais) pesado no público feminino. Serão 11 horas diárias de conteúdo voltado para as mulheres. Só das 10h30 às 17h50, quatro programas seguidos terão temáticas parecidas: Revista da Cidade, De A a Zuca, Todo Seu e Mulheres. Para evitar que os assuntos se repitam na programação, a emissora criou um esquema especial com as equipes das atrações.

"As produções dos programas vão conversar mais entre elas. Hoje, já praticamos um pouco isso. Não vou dizer que uma pauta nunca vai trombar com outra, mas tentamos evitar que isso aconteça disponibilizando informações entre as equipes. Mas é um desafio", admite Marinês Rodrigues, superintendente de programação.

A questão é que as quatro atrações apostam em formatos parecidos: culinária, artesanato, cuidados com pets, atrações musicais e conversas com médicos estão sempre nos cardápios do Revista da Cidade e do Mulheres, e também poderão fazer parte do Todo Seu (que deixará as noites e irá ao ar às 13h30) e do De A a Zuca.

Novato na emissora, Celso Zucatelli já entendeu o espírito de colaboração entre equipes. "Isso aconteceu comigo na prática, quando eu estava substituindo o Ronnie [Von] no Todo Seu. Cheguei aqui com uma ideia de pauta que eu sabia que não era para o horário, falei com o Eustáquio [Rocha, diretor] e ele foi conversar com todas as equipes para não bater cabeça. É um hábito que já existia, e que vai ficar ainda maior pelo fato de todos os programas serem ao vivo", ressalta o apresentador.

Apesar de ficar longe dos líderes de audiência na Grande São Paulo, a Gazeta tem um público fiel. Mudar essa fórmula já consagrada, então, é algo que nem é cogitado na emissora. Com a chegada de Zucatelli e o novo horário de Ronnie Von, os cuidados só serão redobrados para evitar problemas.

Pautas de saúde, por exemplo, receberão uma atenção especial: tanto o Revista da Cidade quanto o Mulheres e o Todo Seu costumam receber com frequência alguns médicos para responder dúvidas dos telespectadores --e Zucatelli já adiantou que também tem interesse nessa seara.

"Saúde é algo que ampliamos muito na grade porque percebemos que o público tem essa necessidade. Nem todo mundo tem convênio médico, há muitas perguntas. A televisão obviamente não vai ocupar o lugar do médico, mas dá para fazer um filtro inicial, sanar dúvidas. É uma prestação de serviços. Então nós vamos olhar qual médico está agendado em cada programa, qual é o foco, para não falar exatamente do mesmo tema. E isso vai acontecer na gastronomia também", explica Marinês.

Depois de 15 anos com o público noturno, Ronnie Von não se preocupa com a possibilidade de repetir o que os outros programas da manhã e da tarde fazem. "Eu acho absolutamente impossível alguém ficar ligado na TV durante quatro, cinco horas. Ninguém faz isso, ou vai se entediar", define o apresentador.

"Então, mesmo que todo mundo fale do mesmo tema, nós temos personalidades diferentes e vamos dar abordagens distintas. Uma pauta pode ter várias visões. Se eu e o Zuca podemos levar um urologista para falar de próstata, por que a Regina [Volpato] e a Regiane [Tápias] não podem? Elas são casadas e também têm muito interesse nos seus 'brinquedos'", brinca ele, despertando risos das colegas.

A programação feminina da Gazeta também inclui os programas Você Bonita, voltado para beleza e bem-estar, e o Cozinha Amiga, que a cada dia da semana leva um chef diferente para ensinar uma receita para as telespectadoras.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.