Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANDERSEN NAVARRO

Apresentador que tornou Globo líder após 17 anos pede demissão

REPRODUÇÃO/TV CENTRO AMÉRICA

Andersen Navarro apresentando edição do MT1, da TV Centro América, em 19 novembro de 2019

Andersen Navarro apresentou o MT1 nesta terça-feira (19); jornalista trocou afiliada da Globo por emissora regional

REDAÇÃO

Publicado em 19/11/2019 - 18h24

O jornalista Andersen Navarro pediu demissão da TV Centro América, afiliada da Globo em Cuiabá, após apresentar a edição desta terça-feira (19) do MT1. Ele era editor-chefe e apresentador do noticiário desde fevereiro e foi responsável por levar o telejornal à liderança depois de 17 anos atrás do Cadeia Neles, da Record local. Navarro estava na Rede Matogrossense de Comunicação há mais de três décadas.

O jornalista pediu desligamento da afiliada da Globo para assinar com a TV Cidade Verde, ex-afiliada da Band que se tornou independente há dois meses. Se trocar de emissora, ele fará a partir de dezembro um programa popular na faixa das 11h da manhã, concorrendo diretamente com o MT1. A TV Centro América, porém, estuda uma contraproposta e tenta convencer seu principal âncora a ficar na emissora.

A direção da TV Centro América, assim como colegas mais próximos, se surpreenderam com o pedido repentino do apresentador, que ancorou o jornal normalmente, se despedindo com "até amanhã".

Nos bastidores da emissora, a escolha é considerada "insana", já que ele estava no melhor momento de sua carreira: tinha prestígio de todas as diretorias e os resultados de sua performance eram comprovados pelos índices do Ibope.

Antes de assumir a ancoragem e a editoria chefe do MT1, Andersen Navarro era apresentador do Bom Dia Mato Grosso e chegou a narrar transmissões de campeonatos regionais de futebol na afiliada da Globo. Porém, foi no noticiário da hora do almoço que o jornalista conseguiu prestígio e destaque.

Antes de sua chegada, o MT1 acumulava várias mudanças de formato e apresentação para tentar destronar o Cadeia Neles, da TV Vila Real, afiliada da Record na capital matogrossense. O programa é essencialmente policial e não tem pudor em mostrar cadáveres e corpos decompostos, por exemplo.

Navarro transformou o jornal, equivalente ao SP1 na afiliada da Globo, em uma espécie de Balanço Geral, franquia que não deu certo em Cuiabá por conta do êxito do Cadeia Neles, no ar desde 1999. A trilha sonora do noticiário foi substituída por um forró feito pela banda ErreSom, que também compôs a música tema do Encrenca, da RedeTV!. A letra diz que Andersen "bagunça a hora do almoço no MT1".  

A linha editorial também mudou. Uma espécie de empregada doméstica passou a servir café para ele durante o noticiário e emojis surgem na tela comentando as reportagens. Se a matéria fala sobre violência, por exemplo, emojis raivosos surgem saltando da logomarca da TV Centro América.

As mudanças deram certo: o telejornal se tornou líder de audiência após quase duas décadas. Na última pesquisa da Kantar Ibope em Cuiabá, divulgada no final de outubro, o MT1 marcou 17,1 pontos de média, ante 10,4 do Cadeia Neles.

A reportagem do Notícias da TV procurou a TV Centro América, que não quis se manifestar sobre o assunto. Andersen Navarro não retornou aos contatos, enquanto a TV Cidade Verde confirmou que está negociando com o jornalista.

Veja o vídeo da trilha sonora "estilo Balanço Geral" utilizada pelo MT1 durante a passagem de Andersen Navarro pelo telejornal:

TUDO SOBRE

Globo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.