Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JOSÉ FILHO

Apresentador da Record leva bronca ao vivo após comentário racista e homofóbico

REPRODUÇÃO/TV CIDADE

José Filho no comando do Cidade 190

José Filho no comando do Cidade 190; apresentador é acusado de racismo e homofobia na web

O jornalista José Filho, da TV Cidade, afiliada da Record no Ceará, levou uma bronca ao vivo da emissora neste sábado (27) após publicar comentários de teor racista e homofóbico nas redes sociais em uma foto em que aparece Jair Bolsonaro. A emissora veio a público para dizer que não tolera esse tipo de comportamento. A vítima dos ataques irá processar o apresentador, que atua no programa Cidade 190.

A confusão teve início em uma postagem da Revista Ceará no Instagram, onde aparecia o presidente da República e a comitiva que o acompanhou na recente visita ao Estado. "Tanta bosta junta numa foto que travou o feed", comentou o funcionário da Record na publicação.

Apoiadores de Bolsonaro não gostaram do comentário e rebateram. Entre os que se sentiram ofendidos estava Bruno Ferreira, que ironizou a fala de José Filho. "Compra um iPhone que dá certo", provocou.

Irritado, o apresentador rebateu, e seus comentários ganharam força na web. "Preto, pobre e homossexual, que não respeita de onde veio e ainda defende quem odeia gente igual a ele", escreveu José, que apagou todas as suas publicações e restringiu o acesso a seu perfil no Instagram após a viralização de suas postagens.

Ferreira se sentiu ofendido e interpretou o texto como racista e homofóbico. Ele foi à delegacia na sexta-feira (26), registrou um Boletim de Ocorrência, e acionou seu advogado, que irá processar o apresentador da Record.

"Meu cliente chegou revoltado ontem no meu escritório, porque não esperamos esse tipo de comportamento de ninguém, muito menos de quem tem um poder de influência e um microfone aberto em uma grande emissora", disse Helano Pontes, advogado de Bruno, ao Notícias da TV, que prometeu acionar José nas esferas civil e criminal.

"Um diretor da TV Cidade entrou em contato comigo, foi solícito, pediu desculpas e disse que não tolera e repudia esses tipos de atitudes. E se eles acharem por bem tomar as atitudes deles, fica a critério deles. Meu objetivo não é prejudicar o apresentador. Mas preciso defender a honra do meu cliente", completou o advogado.

Procurada, a afiliada da Record não quis comentar o caso e apenas limitou-se a dizer que "O Grupo Cidade de Comunicação se pronunciou sobre o fato através de editorial em seus veículos". Questionada se o apresentador havia sido advertido, a emissora se recusou a responder.

"Respeito a todas e a todos. Independentemente de raça, credo, ideologias, preferências, gostos e orientações. E é por isso que o Grupo Cidade, através deste editorial, repudia com veemência toda e qualquer postura que vai na contramão do respeito à diversidade de pensamentos, comportamentos e manifestações", diz a emissora em parte de seu posicionamento.

José Filho está afastado de seu trabalho por suspeita de Covid-19. Seu período de licença médica se encerra na segunda-feira (1º), dia em que terá uma reunião com a direção da Record do Ceará, para tratar do assunto.

Confira abaixo o vídeo com o posicionamento da TV Cidade sobre os comentários feitos por José Filho:

TUDO SOBRE

Homofobia

Record


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.