Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EM BRASÍLIA

Apresentador da Record critica clínica que promete cura gay: 'Preconceito'

REPRODUÇÃO/RECORD

De terno preto, camisa branca e gravata azul, o apresentador Matheus Ribeiro gesticula durante seu comentário no DF Record

O jornalista Matheus Ribeiro, apresentador do DF Record, faz o seu comentário sobre clínica que promete cura gay

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 10/11/2020 - 23h24

Na edição desta terça-feira (10) do DF Record, o apresentador Matheus Ribeiro criticou com bastante eloquência e firmeza uma clínica de Brasília que, como mostrou a reportagem exibida pouco antes do comentário do jornalista, cobra R$ 29.999 para um tratamento de reversão sexual conhecido popularmente como "cura gay", que é proibido no Brasil.

O site da clínica Hipnoticus promete "garantia vitalícia de resultados" contra "depressão, vícios e homossexualismo". O hipnoterapeuta Gabriel Henrique de Azevêdo Veloso, dono do estabelecimento, prestou depoimento na Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual. Ele alegou que as pessoas que o procuram "estão sofrendo por serem homossexuais".

O termo homossexualismo, usado por Veloso, foi abandonado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 1990, quando a entidade deixou de considerar a homossexualidade um transtorno mental. O sufixo "ismo" carrega um peso porque é associado a patologias em casos como este.

"Em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde deixou de considerar o amor entre duas pessoas do mesmo sexo uma doença. Trinta anos se passaram, e hoje, acredite, elas até sem casam. Portanto, só faz sentido a gente falar em cura para uma coisa: a cura do preconceito", comentou Matheus Ribeiro, logo após a exibição da reportagem.

O apresentador do DF Record se tornou conhecido nacionalmente quando trabalhava na TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás. Em 2019, às vésperas de assumir a bancada do Jornal Nacional por um dia, ele abriu para o o público seu namoro com o policial militar Yuri Piazzarollo. Ribeiro foi o primeiro âncora abertamente gay na história do tradicional telejornal.

Veja o vídeo com o comentário de Matheus Ribeiro:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.