RECORD VOLTOU ATRÁS

Após reivindicar cachê, Gretchen é excluída do plano comercial de A Fazenda

FRANCISCO CEPEDA/AGNEWS

Gretchen não gostou de saber que sua imagem foi usada pela Record para atrair anunciantes - FRANCISCO CEPEDA/AGNEWS

Gretchen não gostou de saber que sua imagem foi usada pela Record para atrair anunciantes

GABRIEL PERLINE - Publicado em 03/08/2018, às 06h09

A Record atualizou o plano de patrocínio da nova temporada de A Fazenda após a cantora Gretchen acionar sua advogada para negociar cachê com a emissora, que usou a imagem dela como isca para atrair anunciantes. O novo arquivo, distribuído na quinta (2), sofreu uma intensa redução de conteúdo, e já não conta mais com a trajetória da musa rebolativa.

Das 35 páginas originais, o plano comercial hoje tem apenas 23. Além da parte em que se dizia responsável pelo fim do ostracismo da cantora e por transformá-la na rainha dos memes, foram excluídas as ofertas de ações multiplataforma, que contavam com várias oportunidades de anúncios para as marcas.

Uma delas, oferecida como aperitivo aos futuros patrocinadores, seria um vídeo com os melhores momentos de todas as temporadas acrescido de uma entrevista com Marcos Mion, o novo apresentador do reality show, que seria publicado no YouTube.

Miozinho também aparecia nas ofertas. O cover de Mion foi oferecido inicialmente como um "merchan ambulante". Ele andaria pelas dependências da fazenda cenográfica com o produto a ser anunciado e uma placa contendo informações do cliente. No novo arquivo, seu nome também foi excluído.

Por conta do primeiro plano de patrocínio, Gretchen acionou sua advogada para entender se o contrato que assinou em 2012 com a Record, ano em que participou de A Fazenda, autorizava a emissora a usar a sua imagem para fins comerciais.

"Eu acho que eles têm que vir conversar comigo. Eu não me importo, é válido usar, mas vamos conversar. Hoje em dia tudo é um negócio, e eu vivo da minha imagem. Eles que conversem comigo, vamos entrar num acordo e está tudo bem. Eu até ajudo eles a conseguirem patrocinadores, mas não os autorizo a usar a minha imagem dessa forma", disse a cantora ao Notícias da TV.

Procurada pela reportagem, a Record não se manifestou sobre o caso.

Entenda
A Record busca de grandes marcas para anunciarem na nova temporada de A Fazenda e distribuiu para as agências de publicidade o seu plano comercial. No primeiro arquivo, de 35 páginas, uma delas era dedicada exclusivamente à rainha dos memes da internet.

Cinco fotos da cantora foram dispostas numa linha do tempo, que mostravam a ascensão midiática da artista desde que participou do reality rural, em 2012, até sua projeção internacional.

"A imagem da rainha dos memes impulsionada pela Record TV", dizia o título da página. "Podemos fazer mais pela sua marca", prometia a emissora.

De fato, a carreira de Gretchen deu uma guinada após A Fazenda. Suas expressões faciais e seu comportamento renderam uma infinidade de memes, que ainda hoje, seis anos após a participação, reverberam nas redes sociais.

Mas a Record, embora tenha confinado a cantora em seu reality show, não teve participação direta em sua ascensão, já que os memes foram gerados espontaneamente pelo público, e soou pretensiosa ao citar-se, ainda que indiretamente, como responsável pelo fenômeno Gretchen.

A saída da brasileira do ostracismo se deu graças aos internautas, que de tanto usarem sua imagem em situações engraçadas acabaram despertando a atenção de artistas internacionais.

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Quem é o personagem mais trouxa da TV?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook