Novas estrelas

Após primeira novela, atriz de Ivana será promovida a time de protagonistas

Artur Meninea/TV Globo

Carol Duarte em A Força do Querer: atriz será promovida a protagonista em breve - Artur Meninea/TV Globo

Carol Duarte em A Força do Querer: atriz será promovida a protagonista em breve

DANIEL CASTRO - Publicado em 31/08/2017, às 06h25

A Globo já traçou o futuro de Carol Duarte, a intérprete de Ivana/Ivan em A Força do Querer. Após sua primeira novela, a atriz de 25 anos assinará contrato de longo prazo e será promovida à categoria dos profissionais que podem ser protagonistas de novelas, minisséries e séries.

Também ganharão esse status Julia Dalavia e Gabriel Leone, que estão se destacando em Os Dias Eram Assim. Para setores da área artística da emissora, os três profissionais já provaram que são talentosos e carismáticos o suficiente para assumirem papéis centrais em novas produções.

O que os três têm em comum? Eles estudaram em escolas de interpretação e foram descobertos por produtores de elenco da Globo atuando em espetáculos teatrais. São resultado de uma estratégia que a emissora adotou há alguns anos e que está se intensificando agora.

A procura de novos talentos nos palcos do país está sendo ampliada porque a emissora aumentou muito sua produção de dramaturgia. Séries e minisséries são gravadas com antecedência; a produção não atende mais às necessidades imediatas da área de programação.

Com essa estratégia, a antiga política de manutenção de um numeroso quadro de atores contratados não serve mais. O critério para escalação agora não é mais o de usar somente o que está disponível no banco de atores, mas encontrar qual ator ou atriz é o mais adequado para o personagem.

A Globo tem um planejamento de novelas e minisséries até 2022. É muita produção para poucos atores considerados capazes de encabeçar elencos. Isso tem gerado disputas entre diretores por nomes mais estrelados, como Cauã Reymond, Bruno Gagliasso, Bruna Marquezine e Marina Ruy Barbosa. 

Além da falta de protagonistas e da regra de não repetir um mesmo ator em duas produções exibidas simultaneamente, há outros fatores que atrapalham o jogo de xadrez da escalação.

A escolha de um protagonista depende muito do personagem, do carisma do ator, do talento para segurar uma novela inteira e do comportamento no set de gravação.

Muitos atores têm carisma e talentos suficientes, mas causam problemas nos bastidores, e os autores e diretores não querem trabalhar com eles. Outros são ótimos atores, mas não têm fisico de galã. Outros só funcionam em determinados personagens.

DIVULGAÇÃO/ TV GLOBO

Julia Dalavia, Miguel Leone e Carol Duarte: atores estão prontos para serem protagonistas

Novas estrelas
O fato de Carol Duarte, Julia Dalavia e Gabriel Leone serem promovidos ao time de protagonistas não quer dizer que eles serão os principais atores já em seus próximos trabalhos. Significa que a Globo os considera prontos para tal missão, mas isso vai depender do personagem e da aprovação de autores e diretores artísticos.

Executivos da emissora avaliam que Carol Duarte, de 25 anos, apesar de estar em sua primeira novela, já tem estofo para segurar a rotina pesada de gravações de um personagem central. Ela já demonstrou isso nos capítulos recentes de A Força do Querer, dominados pelo drama de Ivana.

A atriz, que estudou na Escola de Arte Dramática da USP (Universidade de São Paulo), foi descoberta atuando no teatro em São Paulo, assim como Gabriel Leone.

O Gustavo de Os Dias Eram Assim começou no teatro aos 14 anos. Fez textos de William Shakespeare (1564-1616) e musicais até conquistar uma participação como o psicopata Antônio de Malhação (2013). "São quase dez anos ralando, fiz muito teatro antes de engrenar na TV. Tenho emendado trabalhos bacanas, mas eu também agarrei as oportunidades", disse ele ao Notícias da TV.

Depois da novelinha adolescente, Leone ganhou destaque em Verdades Secretas (2015) como Gui, o namoradinho de Angel (Camila Queiroz). Saiu da trama erótica direto para Velho Chico (2016), na qual vivel o idealista Miguel. Tem comprovado seu talento na atual novela das onze. Está cotado para ser protagonista de Onde Nascem os Fortes e De Volta Para Casa, ambas no ano que vem (fará uma delas).

Outro destaque de Os Dias Eram Assim, Julia Dalavia estudou no Tablado, renomada escola de teatro do Rio de Janeiro. Antes de ir para a TV, ganhou destaque no cinema, como a filha de Leandro Hassum em Até que a Sorte nos Separe (2012). Interpretou Helena na rápida primeira fase de Em Família (2014) e ganhou elogios como a versão jovem da personagem de Camila Pitanga em Velho Chico.

Na minissérie Justiça (2016), porém, Julia foi notada de verdade como uma atriz séria. Ela vivia Mayara, filha de Fátima (Adriana Esteves) que virava prostituta como parte de um grande plano de vingança contra sua cafetina, Kellen (Leandra Leal). Agora, encara cenas dramáticas na novela das onze como Nanda, contaminada com o vírus HIV.


Colaborou LUCIANO GUARALDO

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Na casa de que famoso você passaria a quarentena?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook