ISSO, ISSO, ISSO
ACERVO/TELEVISA
Quico (Carlos Villagrán), Chaves (Roberto Bolaños) e seu Madruga (Ramón Valdez) em Chaves
O SBT comunicou na noite desta terça (24) que chegou a um acordo com a Televisa para voltar a exibir os seriados Chaves (1973-1980) e Chapolin (1973-1979). Ainda não há data para a reestreia. Após um impasse de quatro anos, a emissora ainda adiantou que alguns episódios das produções serão disponibilizados no streaming gratuito +SBT.
A informação foi confirmada em nota à imprensa. "O SBT chegou a um acordo com a Televisa, na tarde desta terça-feira, 24 de setembro, para adquirir os direitos de exibição no Brasil das tão amadas séries Chaves e Chapolin, por completo, na TV aberta", diz o texto.
"Além disso, de acordo com a negociação, alguns episódios de Chaves e Chapolin também serão exibidos no +SBT. Em breve, informaremos mais detalhes do retorno tão pedido pelos espectadores nos últimos anos", finaliza o comunicado.
Segundo o SBT, as exibições de Chaves e Chapolin tiveram de ser encerradas às pressas por causa de problemas com o titular dos direitos da história. O problema envolve a Televisa, que exibiu os programas e, portanto, é dona dos direitos da obra produzida (ou seja, as fitas com os episódios antigos), e o Grupo Chespirito, administrador do espólio de Roberto Gómez Bolaños (1929-2014) e titular dos direitos intelectuais (personagens e roteiros dos capítulos, por exemplo).
Além da emissora de Silvio Santos (1930-2024), os programas de Bolaños também eram exibidos no Brasil pelo Multishow e disponibilizados pelo Prime Video até a ordem para que eles fossem tirados do ar imediatamente.
Chaves chega em um momento em que o SBT precisa de uma carta na manga para reverter a crise que atravessa nos últimos meses. Além da audiência em queda, o faturamento tem deixado a desejar --a ponto de, como o Notícias da TV publicou no início do mês, a direção planejar uma série de demissões para manter o caixa no azul.
Um dos "queridinhos" de Silvio Santos, o seriado mexicano chegou até mesmo a vencer a Globo nos anos 1990. Em junho de 1990, um boletim do jornalismo foi derrotado pela produção --por 30 x 36. A rede dos Marinho retomou a liderança em seguida, exibindo umas das partidas da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, realizada na Itália.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.