ACERTO DE ROTA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Milton Cunha entrevista Paolla Oliveira e Mestre Fafá na Globo após desfile da Grande Rio
Depois do vexame do Carnaval Globeleza 2024, quando trocou repórteres por influenciadores na cobertura da folia, a Globo deu a volta por cima e celebrou os bons resultados da festa deste ano. A audiência aumentou e tanto público quanto crítica elogiaram os trabalhos no Anhembi e na Sapucaí, provando que a decisão de J.B. de Oliveira, o Boninho, de apostar em nomes que fazem sucesso na internet foi um erro que poderia (e deveria) ter sido evitado.
De acordo com dados produzidos pela Globo e obtidos pelo Notícias da TV, a cobertura do Carnaval 2025 alcançou 74,3 milhões de brasileiros entre 27 de fevereiro e 5 de março --e o número pode ser maior, pois os índices ainda não contemplam o show de abertura do Desfile das Campeãs realizado na noite do último sábado (8). Cerca de 60% dos lares do país assistiram às transmissões da Globo em algum momento.
E os espectadores não passaram pela emissora apenas enquanto zapeavam a televisão em busca de algo para ver: a transmissão somou 220 milhões de horas consumidas referentes aos desfiles das escolas de samba somente na tela da TV Globo --ou seja, sem considerar o público que viu a folia pelo Globoplay (uma parcela considerável, já que a transmissão ao vivo do Carnaval no domingo foi substituída pelo Oscar 2025 para boa parte do Brasil).
A reportagem apurou que, nos bastidores da emissora, o bom desempenho e a aceitação positiva do Carnaval deste ano foram creditados a Amauri Soares, diretor dos Estúdios Globo. O executivo, que veio do Jornalismo, instruiu a equipe escalada a valorizar a informação durante a cobertura da folia.
Para Soares, era essencial aumentar a qualidade da imagem durante os desfiles --no ano passado, parte do público criticou a transmissão pixelizada, como se o evento estivesse sendo exibido em uma conexão discada. Ele também pediu para os jornalistas explicarem (e valorizarem) a competição entre as escolas pelo título, deixando claro que a festa não é apenas diversão e que há muita paixão e trabalho duro por trás de cada fantasia e alegoria.
Com a transmissão dos desfiles, a Globo liderou de maneira isolada na audiência. A emissora teve um público 92% maior do que a soma de Record, SBT e Band no horário. Também venceu os insones que fugiram da folia para colocar as maratonas de séries em dia: o público do Carnaval foi 15% maior do que a soma dos streamings e de outros consumos de vídeo (como YouTube).
Os dois dias de desfile em São Paulo tiveram média de 7,4 pontos na Kantar Ibope, um aumento de 21% em relação às quatro semanas anteriores. No Rio de Janeiro, que dividiu as escolas do Grupo Especial em três noites pela primeira vez, a média foi de 15,4 pontos, um crescimento de 52%.
A inédita transmissão na madrugada de terça (4) para quarta (5), aliás, conseguiu a maior audiência do Carnaval: cravou média de 16,0 na Grande Rio de Janeiro, o melhor desempenho da Globo nessa faixa horária desde 26 de abril de 2022, quando foi ao ar a final do BBB 22, vencido por Arthur Aguiar.
Com a demissão de Boninho no ano passado, o Carnaval 2025 ficou a cargo de Joana Thimoteo, que comandava as transmissões esportivas até agosto do ano passado, quando assumiu o setor de eventos musicais no lugar de Raoni Carneiro. A diretora foi levada para os Estúdios Globo pelo próprio Amauri Soares e, em sua primeira grande prova de fogo, deu conta do recado.
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