Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CLUBES DERAM AVAL

Após apologia de Monark ao nazismo, Flow perde direitos do Cariocão

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Monark falando nos estúdios do Flow Podcast

Apresentador do Flow Podcast, Monark falou que era a favor da criação de um partido nazista

VINÍCIUS ANDRADE e GABRIEL VAQUER

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 8/2/2022 - 14h14
Atualizado em 8/2/2022 - 17h04

O Flow Sport Club perdeu os direitos de transmitir os jogos do Campeonato Carioca 2022. Em comunicado nesta terça-feira (8), a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) explicou que rompeu o contrato que mantinha com o canal do YouTube após falas do apresentador Bruno Aiub, o Monark, com apologia ao nazismo.

Durante um programa transmitido nesta segunda-feira (7), ele disse que deveria ser permitida a criação de um partido nazista. A declaração foi dada durante uma entrevista com os deputados federais Tabata Amaral (PSB-SP) e Kim Kataguiri (DEM-SP).

"Se um cara quisesse ser antijudeu, eu acho que ele tinha o direito de ser. Você vai matar quem é antijudeu? Ele não está sendo antivida, ele não gosta dos ideais [dos judeus]", justificou Monark, que foi contestado por Tabata. "O judaísmo é uma identidade, uma religião, uma raça".

Em um vídeo, o youtuber pediu desculpas e alegou estar bêbado no programa: "Eu estava bêbado, fui insensível, errei na forma que eu me expressei e dá a entender que estou defendendo coisas abomináveis. Peço desculpas à comunidade judaica e convido os representantes dessa comunidade para virem conversar comigo e me explicarem sobre toda a história".

Pressão contra o Flow

As falas do apresentador do Flow Podcast sobre o nazismo repercutiram nesta terça, com pressão de entidades e internautas sobre patrocinadores do programa e famosos que tinham participação agendada na atração --alguns deles, como Zico, cancelaram participação.

A Ferj, que cedeu os direitos do Campeonato Carioca para o canal do YouTube e outros influenciadores da Twitch, também foi cobrada e decidiu romper o acordo.

O Notícias da TV apurou que a decisão aconteceu com o aval dos principais clubes que disputam a competição. No último domingo (6), em uma transmissão sem Monark, o clássico entre Flamengo e Fluminense chegou a reunir mais de 200 mil contas simultâneas no Flow Sport Club.

Veja a nota completa da Ferj:

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, defensora da igualdade, do respeito e contrária a qualquer tipo de preconceito, anuncia o rompimento do contrato com o Estúdios Flow, responsável pelo podcast Flow Sport Club que transmitia jogos do Campeonato Carioca de 2022, por apologia ao nazismo, regime cujos crimes contra a humanidade até os dias de hoje causam horror a qualquer um que preze pela vida.

Monark demitido do Flow

No fim da tarde desta terça-feira (8), o Flow informou que havia demitido Monark e apagado das redes o episódio com apologia ao nazismo. "Flow Podcast surgiu de um sentimento de liberdade, pluralidade e transparência. Reforçamos o nosso compromisso com a democracia e os direitos humanos".

Veja o post:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.