Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FUTEBOL EM ALTA

Após 20 anos, Ratinho ressuscita Gol Show para segurar ibope da Libertadores

REPRODUÇÃO/SBT

Ratinho com um terno azul e uma camisa quadriculada azul claro ao comandar seu programa no SBT

Ratinho voltará com Gol Show após 20 anos como 'pós-jogo' da Libertadores da América no SBT

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 6/4/2022 - 14h08

Ratinho vai reviver o histórico Gol Show, programa de futebol apresentado por Silvio Santos no SBT durante os anos 1990. O formato estava fora do ar desde 2002. O game show vai ao ar nas noites de terça-feira, logo após as partidas da Libertadores da América. É uma tentativa do apresentador de manter o público esportivo, que chega a colocar a emissora no patamar de dois dígitos de audiência na Grande São Paulo.

Ainda não há uma data definida para a estreia. Segundo fontes do Notícias da TV, a produção de Ratinho ainda cuida dos detalhes, nem o piloto foi gravado.

O apresentador não pretende fazer grandes alterações no formato consagrado, que é a dinâmica do canhão ativado quando o participante --que joga pelo telefone-- grita "gol". Foi essa brincadeira que deu o primeiro milhão de reais da história da televisão brasileira para um participante do programa em 1997.

Durante as brincadeiras com o público de casa e com o auditório, Ratinho também irá falar das partidas que aconteceram antes de seu programa, como uma espécie de "pós-jogo" diferente da Libertadores. Haverá interação com a equipe de transmissão.

Desde que a Libertadores estreou no SBT, em 2020, Ratinho não consegue segurar a audiência dos jogos. Não é raro ele derrubar o ibope que estava acima dos 11 pontos para 5 em questão de minutos. O projeto de sua produção é tentar reduzir essa fuga de espectadores, ao mesmo tempo que agrada a audiência fiel que gosta de seu estilo.

A história do Gol Show

O Gol Show voltará ao SBT após 20 anos fora do ar. Sua última edição foi comandada por Luís Ricardo e Babi Xavier como um programa vespertino, mas não foi bem nos números. A fase mais lembrada é entre 1997 e 1998. No primeiro ano, Silvio Santos comandou o programa dentro de seu dominical.

No ano seguinte, o narrador Silvio Luiz, que era titular dos jogos do SBT, apresentou o programa durante pouco tempo. Foi sua única experiência como apresentador no período em que ficou por lá, entre 1996 e 1998. Para defender o gol, o SBT costumava convidar goleiros de clubes de futebol. Ratinho ainda não definiu se fará isso.

O apresentador vive uma crise de audiência atualmente. Desde 2019, a redução foi de 42,6% dos telespectadores. Em 2018, entre os paulistas, a atração comandada por Carlos Massa havia fechado com 9,4 pontos de média anual, o índice mais alto desde 2003.

No ano seguinte, a audiência do Programa do Ratinho caiu para 8,7; depois, foi para 6,2. Por fim, em 2021, foi de 5,4 --queda de 4,0 pontos de média em três anos. Record e Globo não cresceram no horário da atração de auditório, o que mostra que quem assistia a Ratinho simplesmente "derreteu" ou foi fazer alguma outra coisa da vida.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.