Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Etty Fraser

Ana Maria Braga dos anos 1980 confessa que não sabia cozinhar

Jair Magri/TV Cultura

A atriz Etty Fraser em entrevista para o programa Persona em Foco, da TV Cultura - Jair Magri/TV Cultura

A atriz Etty Fraser em entrevista para o programa Persona em Foco, da TV Cultura

GABRIEL PERLINE

Publicado em 14/2/2016 - 21h06
Atualizado em 15/2/2016 - 5h23

Fora da TV há cinco anos, a atriz Etty Fraser, 84, foi a Ana Maria Braga da década de 1980. Durante oito anos, ela fez sucesso apresentando o programa À Moda da Casa, primeiro na Band e depois na Record. Detalhe: ela não entendia muito o que ensinava para suas telespectadoras. "Eu não sabia cozinhar. Consegui enganar bem o público. Meu tipo físico era bom pra isso. Sempre fui gordinha, tinha um perfil de dona de casa e isso era bom pra esse tipo de programa", confessa.

Etty caiu de paraquedas no ramo. Sempre foi atriz de teatro. Ao lado de José Celso Martinez, fundou uma das principais companhias paulistanas, o Teatro Oficina, em 1959. Mas ficou famosa na TV Tupi, atuando em novelas de sucesso como Beto Rockfeller (1968) e Nino, o Italianinho (1969). Cinco meses antes da falência da emissora, em junho de 1980, estreou o programa Boca do Forno. "Quando fui convidada, eu disse que não sabia fazer nada além do trivial. Mesmo assim, insistiram. Aceitei somente com a condição de poder entrevistar artistas em meu programa", conta.

Com a Tupi fora do ar, o programa e Etty foram para a Band (então Bandeirantes). O patrocinador mudou o nome para À Moda da Casa. Em agosto de 1982, a atração foi transferida para a Record e por lá permaneceu até o fim, em 1988.

O sucesso de Etty como apresentadora foi quase instantâneo, e a culinarista acidental teve até coluna na extinta revista Amiga. "Foi um período muito bom, porque eu conseguia conciliar com o teatro, que sempre foi a minha grande paixão. Em um só dia, eu gravava cinco programas e tinha o resto da semana para me dedicar aos palcos. Aprendi a cozinhar, mas hoje já esqueci todas as receitas", admite.

Lourival ribeiro/sbt

Em Uma Rosa com Amor, Etty Fraser interpretou Antonieta, sua última personagem na TV

Sem trabalho

Etty Fraser não atua em novelas desde Uma Rosa com Amor, exibida pelo SBT em 2010, e aponta a falta de bons papéis para atores de sua idade como principal causa de seu sumiço da TV. "A gente fica esperando uma oportunidade boa e demora muito para aparecer. Tem muito ator bom da minha geração que está sem trabalhar", diz a atriz, que não pretende voltar a atuar em novelas.

"Não dá mais para trabalhar na TV. Tive embolia pulmonar, há dez anos, e a minha médica me proibiu de viajar de avião. Desisti de fazer novelas porque não quero e não posso ir ao Rio de Janeiro e é lá que tudo acontece. Tenho saudades de fazer teatro."

Outros fatores pessoais colaboraram para essa decisão. Prestes a completar 85 anos, Etty já não tem a mesma disposição para ficar muitas horas dentro de um estúdio, e a saúde debilitada a impede de grandes esforços. Com dificuldades para se locomover, ela evita sair de casa durante a semana. Para caminhar, conta com o apoio de uma bengala. "Estou com um probleminha nas pernas e já faz alguns meses que estou assim. É uma espécie de edema, são umas bolotas na pele. Não é grave, mas é uma coisa chata. Dificulta o caminhar. As pessoas não estão sabendo que tenho isso porque não conto para ninguém."

Na peça A Última Sessão, que ficou em cartaz entre 2014 e 2015 em São Paulo, Etty usou cadeira de rodas em todas as apresentações. Segundo ela, essa era uma característica da personagem, que a ajudou bastante a ficar em cena durante os 90 minutos de cada sessão. "Eu parei de dirigir carro já tem uns três anos. Quando sentei na cadeira de rodas, senti que estava pilotando uma nave", brinca.

REprodução/acervo pessoal

Etty Fraser entrevista Nicete Bruno no Boca de Forno, que originou o À Moda da Casa

Rotina

Sem sair de casa _exceto aos sábados, quando vai ao cabeleireiro_, Etty Fraser preenche seu dia com três atividades das quais não abre mão: assistir TV, palavras-cruzadas e livros de colorir.

Toma café da manhã em sua sala de TV, assistindo ao Mais Você, programa de Ana Maria Braga na Globo. O espaço é um pequeno museu particular, com paredes tomadas por grandes retratos de seus trabalhos no teatro e no cinema, além de troféus e muitos álbuns com fotografias e recortes de jornais com reportagens que exaltam sua carreira.

Em seguida, vai para a sala de leitura conferir as notícias do dia. "Não consigo usar essas coisas eletrônicas. Pra mim tem que ser o jornal de papel", comenta. No mesmo ambiente, após o almoço, dedica de três a quatro horas preenchendo livros de colorir. "O primeiro eu ganhei da Walderez de Barros e já pintei 12 livros". Latas cheias de lápis de cor e sete apontadores tomam um criado-mudo localizado ao lado de sua poltrona.

Por volta das 17h, ela volta à sala de TV e assiste às novelas Caminho das Índias, Eta Mundo Bom! e Totalmente Demais. "Não gosto de A Regra do Jogo. Assisti só aos três primeiros capítulos porque o elenco tem muitos atores que eu amo. Não gosto de coisas brutas, a vida real já está cheia disso. Pessoas da minha idade gostam de ver coisas mais puras, sem tanta violência. Nessa hora, eu desligo a TV e faço meus jogos de palavras-cruzadas."

Sua ajudante, que se encarrega do preparo das refeições e da limpeza, vai embora logo após o almoço, e Etty fica sozinha em seu apartamento até a manhã do dia seguinte. “Sou muito feliz desse jeito. Eu adoro a minha companhia e me dou muito bem comigo mesma”, afirma.

Clique no vídeo abaixo e veja Etty Fraser em ação, ensinando uma receita de ovo de Páscoa:


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.