Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PRECONCEITO

Afiliada da Globo tem histórico de demissão de repórteres acima do peso

Reprodução/Rede Vanguarda

A jornalista Amanda Costa, que deixou a Vanguarda em 2014, alegou ter sido vítima de preconceito - Reprodução/Rede Vanguarda

A jornalista Amanda Costa, que deixou a Vanguarda em 2014, alegou ter sido vítima de preconceito

REDAÇÃO

Publicado em 23/3/2019 - 13h38
Atualizado em 24/3/2019 - 7h48

A jornalista Michelle Sampaio gerou comoção ao anunciar no sábado (23) que foi demitida da Rede Vanguarda, afiliada da Globo no Vale do Paraíba, por estar acima do peso. Mas ela não foi a única. Em comentário publicado no Instagram, a ex-colega de emissora Amanda Costa alegou ter passado pela mesma situação --e disse que há outros repórteres que seguem na TV enfrentando esse drama também.

Leia também ->Globo nega que apresentadora tenha sido demitida por estar gorda

"Sei bem o que ela [Michelle] estava vivendo. Passei por isto quando voltei da licença-maternidade após ter meu filho, tanto que pedi demissão e voltei dois anos depois, quando estava mais 'magra' e 'apta' para voltar ao vídeo", escreveu Amanda.

"Tem o caso, ainda em andamento, da repórter que está fora do vídeo pelo mesmo motivo. E o do repórter que fez até uma cirurgia bariátrica para não perder o emprego. Tanto tempo passou e a empresa de 'Vanguarda' não mudou", provocou a jornalista, sem citar nomes.

Amanda passou trabalhou na Rede Vanguarda entre novembro de 2003 e setembro de 2014. Nesse período, foi editora, repórter e apresentadora de programas como o Link Vanguarda e o Vanguarda Comunidade. Reconhecida na região, também ancorou a cobertura das eleições municipais de 2012.

Amanda Costa fez textão no Instagram para falar sobre pressão para manter o peso na TV (Reprodução)

"Competência não se pesa. Apesar de toda a aparente preocupação com a diversidade e com o respeito à mulher, fatos como a demissão da jornalista Michelle Sampaio, por não ter voltado ao seu peso de antes da gravidez, demonstram que vivemos em uma sociedade machista e preconceituosa. Lamentável. Que bom que a Michelle resolveu falar", escreveu Amanda.

"A vida é feita de pessoas de todas as cores e tamanhos! Por que a TV não pode refletir isso? Que escravidão da aparência! Isso só alimenta depressões e distúrbios alimentares. Nem toda mulher permanece com os quilos a mais após a gravidez, mas se eles ficarem, devem 'pesar' menos do que a experiência e as novas competências que a maternidade ensina. Lamento", filosofou.

A demissão de Michelle

Michelle Sampaio anunciou neste sábado que havia sido desligada da Rede Vanguarda por não ter conseguido recuperar a forma que apresentava antes da gestação de Antonella, em 2016. 

"Como muitos sabem e me acompanham, há dois anos entrei numa briga com a balança depois de ter engordado muito na gravidez. Por estar acima do peso, fiquei um bom tempo trabalhando nos bastidores, cheguei a emagrecer um pouco, voltar pra reportagem e apresentação do jornal, mas saí do 'vídeo' novamente porque nunca de fato voltei ao peso antes da gravidez, que foi o pedido da emissora", disse.

Geovanna Tominaga, que passou pela Vanguarda antes de virar repórter do Vídeo Show e do Mais Você, se revoltou com a situação. "Um absurdo priorizarem a estética acima do talento e da competência. Você é uma grande profissional e isso ninguém tira de você. Sempre admirei o seu trabalho e continuo te admirando ainda mais fora da telinha, porque na real é o que importa", escreveu.

Ao jornalista Mauricio Stycer, do UOL, Michelle disse que não acha que sua demissão tenha sido motivada por preconceito. "Eles têm padrões. Acho apenas que poderiam ter me dado a chance de fazer o meu trabalho", disse.

Procuradas, a Globo e a TV Vanguarda negaram que o motivo da demissão de Michelle tenha sido o fato de estar acima do peso. No entanto, as emissoras não explicaram qual foi a razão.

"A TV Globo e a TV Vanguarda informam que não é verdade que a razão para o fim do contrato mencionado seja a que foi publicada na reportagem 'Apresentadora da Globo é demitida por ficar gorda depois de gravidez'. Tal conduta é incompatível com a política de respeito absoluto a seus profissionais adotada pela TV Globo e pela TV Vanguarda", informou a Globo na tarde deste domingo (24) por meio de nota enviada ao Notícias da TV.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.