Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVIDADE

Abel Neto é promovido na ESPN e se torna 1º apresentador negro do Linha de Passe

REPRODUÇÃO/ESPN

Abel Neto na ESPN

Abel Neto ganha prestígio na ESPN e será primeiro negro a comandar o Linha de Passe

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 28/4/2023 - 6h30

Após renovar seu contrato com a ESPN até o ano que vem, o jornalista Abel Neto foi promovido no canal esportivo. No próximo domingo (30), o ex-repórter da Globo será o primeiro apresentador negro a comandar o Linha de Passe, principal mesa-redonda de futebol da programação.

A informação foi confirmada pela ESPN ao Notícias da TV. Junto com Abel Neto, estarão os comentaristas Breiller Pires, Eugênio Leal, Renato Rodrigues e Rodrigo Bueno. A atração vai começar às 20h30, logo após o fim da segunda rodada do Campeonato Brasileiro, que vai contar com clássicos como Palmeiras x Corinthians e Flamengo x Botafogo.

O fato é histórico porque, até então, profissionais negros tinham aparecido no Linha de Passe apenas como comentaristas, como Breiller Pires, Renato Rodrigues e Elton Serra. Paulo César Vasconcellos, hoje na Globo, era um dos titulares da bancada de comentaristas no início da atração.

A ESPN tem tentado fazer mais inclusão no programa também com mulheres. Apresentadoras como Daniela Boaventura e Marcela Rafael passaram a comandar o Linha de Passe em alguns fins de semanas.

Abel Neto está na Disney desde 2019, somando o tempo de ESPN e Fox Sports (2012-2022). Ele foi um dos jornalistas da Fox que ficaram na empresa após a fusão com a Disney, aprovada no Brasil em maio de 2020. Atualmente, apresenta o programa matinal Futebol 360 ao lado de Celso Unzelte.

No jornalismo esportivo, Abel Neto começou a carreira em 1997 no Lance!, então recém-lançado. Ainda em Santos, litoral de São Paulo, ele apareceu na TV Tribuna, afiliada da Globo, cobrindo o time local para o Globo Esporte. Abel ficou na baixada até julho de 2000, quando se mudou para São Paulo.

Na Globo, foi setorista de Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Portuguesa, cobriu a Copa do Mundo de 2006 e ainda acompanhou o caso de racismo contra o jogador Grafite na Libertadores de 2005.

A partir de 2012, Abel passou a ser apresentador eventual na edição paulista do Globo Esporte, em substituição a Tiago Leifert. Entre 2013 e 2018, comandou o quadro de esportes no Bom Dia São Paulo, além de eventualmente estar à frente do Seleção, no canal SporTV. Também comandou o programa Espaço Aberto Esporte, na GloboNews. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.