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Novos aplicativos de música e futebol turbinam TVs com internet

Divulgação

Serviço de música on-line Spotify em televisor da LG conectado à internet com a plataforma webOS - Divulgação

Serviço de música on-line Spotify em televisor da LG conectado à internet com a plataforma webOS

EDUARDO BONJOCH

Publicado em 5/11/2014 - 15h05
Atualizado em 24/11/2014 - 6h29

Os aplicativos de vídeo, principalmente Netflix e YouTube, são os preferidos dos consumidores que adquirem uma TV conectada. Mas existem outras opções interessantes nas plataformas de internet dos principais fabricantes. Na lista de boas surpresas, estão o acesso direto (e fácil) às redes sociais, aos portais de notícias e aos serviços de música digital sob demanda, que vivem uma fase de expansão no país.

“Ao analisar os hábitos dos telespectadores, descobrimos, por exemplo, que grande parte utiliza o aplicativo do YouTube só para ouvir música pela televisão”, explica Rogério Molina, gerente-geral de TVs da LG. Segundo ele, essa informação fez com que o fabricante reforçasse a oferta de aplicativos de TV destinados ao streaming de música on-line.

A principal iniciativa foi o lançamento do serviço Spotify em versão especial para as TVs conectadas da LG com a plataforma webOS. Com apenas um toque no controle remoto Smart Magic, que reconhece a voz do usuário, o consumidor consegue sair do mundo da televisão e ingressar em qualquer aplicativo da internet sem complicações.

“O telespectador pode, por exemplo, alternar entre a programação de TV e a escolha de uma música específica ou seleção musical on-line através do aplicativo Spotify como se estivesse trocando de canal”, afirma Molina. E se o consumidor conectar a TV a um sistema de home theater com várias caixas acústicas, o som é ainda melhor.

Playlists de amigos e Djs famosos

Diferentemente de seus concorrentes, como o Deezer (também presente em TVs conectadas), o serviço Spotify traz duas opções de planos: o gratuito (com anúncios e limitações de recursos) e a assinatura. Por R$ 14,90 mensais (os 30 primeiros dias não são cobrados), o usuário tem acesso a mais de 30 milhões de músicas, que podem ser pesquisadas por título, artista, álbum e gênero, por exemplo.

O mais interessante é a possibilidade de montar suas próprias listas de músicas e ouvir as seleções de amigos e até de DJs famosos. Dá também para acessar listas pré-montadas, que podem ser sugeridas de acordo com a hora do dia e o país de cada assinante.

“Quem está acostumado a usar o Spotify no smartphone ou no computador vai perceber como a versão para TV também é simples e intuitiva”, afirma Molina.

Campeonato Brasileiro

As avançadas opções de controle remoto e a possibilidade de conectar teclados de computador (com e sem fio) pela entrada USB da TV facilitam a vida de quem quer acessar as redes sociais na tela grande. Esses acessórios tornam muito mais simples a experiência de escrever mensagens no Facebook ou no Twitter na maior tela da casa.

A busca por notícias, principalmente da área esportiva, também está entre as preferências dos telespectadores. Pelo aplicativo LG Arena Sports, uma parceria de conteúdo com o portal UOL, o consumidor acompanha as novidades de seu time no Campeonato Brasileiro.

Navegando pela página com o controle Smart Magic na mão, que atua como um mouse na tela da TV, o telespectador acompanha as notícias de seu time do coração. Pode ainda selecionar vídeos com curiosidades, análises dos jogos, fotos, escalações, estatísticas, resultados e a classificação geral dos principais campeonatos no Brasil e no exterior.


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