Corrupção

Alexandre Garcia critica eleitores de Dilma e causa mal-estar na Globo

Reprodução/TV Globo

Alexandre Garcia no Bom Dia Brasil da última sexta-feira, em que opinou sobre o exibicionismo na web - Reprodução/TV Globo

Alexandre Garcia no Bom Dia Brasil da última sexta-feira, em que opinou sobre o exibicionismo na web

DANIEL CASTRO - Publicado em 23/11/2014, às 12h18 - Atualizado às 14h10

Um comentário feito pelo jornalista Alexandre Garcia em uma rede de emissoras de rádio na semana passada está causando um tremendo mal-estar na Globo. O comentarista afirmou que os "53 milhões de eleitores" que votaram em Dilma Rousseff são "cúmplices" da corrupção na Petrobras, porque as denúncias envolvendo a estatal são conhecidas desde o início do ano. Na Globo, o comentário foi visto como agressivo, exagerado e inoportuno.

Jornalistas avaliam que a opinião de Garcia foi um "tiro no pé" e afeta a imagem da emissora mesmo não tendo sido feito na TV, afinal, ele é conhecido e só tem programete em rádio porque é "o Alexandre Garcia da Globo". Em um momento de luta contra a queda da audiência, não ajuda em nada agredir 53 milhões de telespectadores.

O comentário mais comum nos bastidores da Globo é o de que esse tipo de opinião vai formando uma imagem de que a emissora só tem comentarista e apresentador raivoso de direita: Alexandre Garcia, Merval Pereira, Miriam Leitão e William Waack.

No rádio, Garcia comentava a prisão de Fernando Baiano e Adarico Negromonte pela operação Lava Jato. Ele lamentou ainda não ter saído a ordem de prisão do tesoureiro do PT. "Enquanto isso, é bom que se diga, de novo: 53 milhões de eleitores aprovaram tudo isso e 39 milhões de eleitores lavaram as mãos. Já estava tudo sabido pelos jornais, pelo rádio, pela televisão, desde janeiro, e depois na campanha política. Então, não me venham dizer que não são cúmplices", afirmou.

Garcia foi ainda mais claro ao encerrar o comentário: "Nunca na história desse país houve tanta corrupção, e aprovada por 53 milhões mais 39 milhões de Pilatos, de cúmplices". Na verdade, Dilma Rousseff teve 54,5 milhões de votos no segundo turno. Os outros 39 milhões a que ele se refere são algo próximo da soma dos que se abstiveram ou votaram nulo ou em branco.

No Bom Dia Brasil, telejornal em que atua na Globo, os comentários de Alexandre Garcia são bem mais amenos. Na últimas sexta (21), por exemplo, ele falou sobre o exibicionismo nas redes sociais e o impacto na violência. 

Os comentários para o rádio são produzidos fora da Globo e distribuídos para várias dezenas de rádios de todo o país, entre elas a Itatiaia, de Minas Gerais, e a Estadão, de São Paulo. Postada no YouTube, a fala de Garcia teve quase 10 mil audições até a publicação deste texto, com um índice alto de comentários (63).

Ouça o comentário de Alexandre Garcia:


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Qual é seu programa favorito gravado na quarentena?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook