Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Tela fina

Descubra quanto você gasta de luz por mês com seu televisor ligado

Reprodução

TVs de LED em exposição; televisores consomem menos energia do que aparelhos LCD - Reprodução

TVs de LED em exposição; televisores consomem menos energia do que aparelhos LCD

EDUARDO BONJOCH

Publicado em 14/3/2014 - 15h06
Atualizado em 15/3/2014 - 16h40

Se a TV da sua casa aumentou de tamanho e você está com receio de abrir a conta de luz, não se preocupe. Os modelos mais novos estão consumindo menos energia, mesmo os de tela grande. E a boa notícia também está relacionada ao avanço das tecnologias disponíveis ao consumidor. Os modernos televisores de LED, por exemplo, são mais econômicos do que os plasmas e LCDs mais antigos (todos de tela fina) de mesmo tamanho.

É fácil fazer os cálculos, já que os grandes fabricantes costumam divulgar o consumo de suas TVs na internet. A diferença entre o consumo de um televisor de LED de 40 polegadas em relação ao de um modelo LCD de mesmo tamanho e fabricante chega a 35%.

Quando comparamos o mesmo LED de 40” com uma TV de tubo de 29”, há praticamente um empate, com os dois consumindo pouco mais de 100 watts de potência. Mesmo assim, a TV gasta mais que o decoder de TV paga, sistema de home theater, DVD player ou videogame.

Quanto vou pagar?

Para saber o valor em reais que sua TV está consumindo, é preciso fazer a seguinte conta: multiplique a potência do aparelho em watts (veja no manual do produto ou no site do fabricante) pelas horas mensais de uso e divida o valor final por 1.000. O resultado é o consumo mensal do aparelho, que é dado em KWh. Em seguida, multiplique este total pelo valor do KWh cobrado pela concessionária de energia elétrica da sua cidade, que aparece na própria conta de luz.

Por exemplo: uma nova TV Sony Bravia LED de 50 polegadas (modelo KDL50R555A) consome 121 watts por hora. Calculando-se pela média de seis horas por dia com o aparelho ligado, ao final do mês esse consumo será de 22 KWh e custará R$ 7,44 na cidade de São Paulo, onde o quilowatt de energia sai por R$ 0,3381.

Stand by com moderação

Sabe aquela luzinha que fica acesa mesmo quando o aparelho eletrônico está desligado. Inofensiva? Nem tanto. Ela indica que a TV, DVD ou decoder de TV paga está em estado de espera, o chamado “stand by”. Nesse modo, os principais circuitos eletrônicos do produto continuam recebendo energia à espera de um novo comando de funcionamento. Segundo pesquisa do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) os aparelhos em stand by são responsáveis, em média, por cerca de 15% da conta de luz dos brasileiros.

Para evitar o desperdício, a dica é esquecer do controle remoto e desligar a TV diretamente no botão liga/desliga ou puxar o fio do aparelho da tomada. A sugestão vale principalmente se você não for utilizar o equipamento por um período mais longo, como uma viagem de alguns dias ou mesmo final de semana.

No caso do decoder de TV por assinatura, nem sempre isso é possível. Assinantes que agendam gravações de programas durante as férias, por exemplo, precisam manter o aparelho sempre na tomada. Para os demais, puxar o cabo de força da tomada pode ser uma alternativa. Mas quando o decoder torna a ser ligado, o assinante precisa esperar o processo de atualizações antes de voltar à operação normal do equipamento.

LEIA TAMBÉM:

Com falha em prova do líder, BBB tem pior quinta-feira da história

Globo garante BBB até 2018, mas já discute 'aposentadoria' do reality

Record coloca Sabrina Sato, Mion e Cortez para trabalhar na Copa

Band desafia Lobão e decide exibir novo quadro que irritou cantor

Em Família:Juliana vai seduzir Jairo e o ameaçará com uma faca

SBT produz série de aventura sobre motoqueira nas ruas de São Paulo

Dramalhão derruba audiência, e SBT enxuga quatro capítulos em um

Ator Paulo Goulart morre de câncer aos 81 anos em São Paulo

Agora É Tarde foge de Danilo Gentili e toma nova surra no Ibope

Com elenco torto, trama de Manoel Carlos tem sua melhor Helena

Em Família: Barracos tumultuam festa de aniversário de Clara

Glória Pires esnoba Aguinaldo Silva, e Globo cancela série Doctor Pri

Em Família: Juliana sequestra menina na praia e vira caso de polícia

Jogo de sedução entre lésbicas de novela desperta fantasias sexuais


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

TUDO SOBRE

TVS

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.