Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JENNA ORTEGA

Wandinha: Atuação sádica salva essência da Família Addams em série da Netlfix

REPRODUÇÃO/NETFLIX

Imagem de Jenna Ortega em cena de Wandinha

Jenna Ortega em Wandinha; série sobre a Família Addams estreou na Netflix na quarta (23)

PAOLA ZANON

paola@noticiasdatv.com

Publicado em 24/11/2022 - 6h15

A série Wandinha estreou na Netflix na última quarta-feira (23) com oito episódios e um enredo que foge dos padrões da Família Addams. O tom sádico que Jenna Ortega deu para sua atuação como protagonista, no entanto, manteve a essência do clássico. 

[Atenção: Contém spoilers da primeira temporada de Wandinha abaixo]

Na história, Wandinha é transferida para a escola interna Nunca Mais para evitar um processo por tentativa de homicídio após jogar piranhas na piscina do colégio anterior para defender o irmão, Feioso (Isaac Ordonez). A mudança não agrada a primogênita, já que aquele é o mesmo lugar que Mortícia (Catherine Zeta-Jones) estudou --e ela não quer ser associada à mãe.

A repulsa aumenta ainda mais quando a protagonista descobre que ela terá que dividir o quarto com Enid (Emma Myers), uma lobisomem extremamente feliz que ama cores, ou seja, o oposto de Wandinha. A amizade entre as duas se torna inevitável, rendendo uma das melhores atuações de Jenna, que consegue demonstrar afeto sem expor nenhum tipo de felicidade.

O mesmo acontece com o triângulo amoroso envolvendo os misteriosos Tyler (Percy Hynes White) e Xavier (Hunter Doohan). O afeto, dessa vez, dá espaço ao medo, um sentimento que Wandinha desconhecia por ser tão amante de tudo que é mórbido. Mas nem por isso ela deixa a frieza de lado. Novamente, Ortega apresenta uma versão da personagem que o público nunca viu.

O ambiente da série também é incomum. A Família Addams costuma se destacar por seus costumes excêntricos em meio a uma sociedade "normal", que geralmente se choca ao ter contato com eles. Mas a escola nova de Wandinha é cheia de alunos excêntricos, de sereias a lobisomens.

Mesmo assim, a garota ainda consegue se sobressair e até mesmo horrorizar os colegas com seus hobbies tenebrosos, estilo gótico, fascínio pela morte e a companhia de Mãozinha, que surgiu em uma versão mais assustadora, cheia de cicatrizes.

Mortícia e Gomez

A série sobre Wandinha não deixou de lado o restante da família. Ex-aluna de Nunca Mais, Mortícia retorna ao colégio para acompanhar o progresso da filha e precisa reviver um crime do passado envolvendo ela e Gomez (Luis Guzmán), agora descoberto pela primogênita.

O casal mantém a paixão ardente dos filmes, quadrinhos e desenhos, assim como Catherine desenvolve uma matriarca tão sádica e maliciosa quanto a filha. Mas o patriarca se torna inútil ao perder as habilidades com facas e espadas, não ter o gosto por trens e explosões explorado e virar um completo bobo da corte sem nem um toque de masoquismo.

Tio Chico (Fred Armisen), em compensação, leva o público ao segundo filme de A Família Addams, lançado em 1990. O parente mais bizarro de Wandinha se comporta como uma criança inconsequente e maliciosa que se diverte com o próprio sofrimento, sobretudo os choques elétricos.

Direção de Tim Burton

A estética visual do diretor de obras como Edward Mãos de Tesoura (1990), A Noiva Cadáver (2005), Alice no País das Maravilhas (2010) e Dumbo (2019) foi um casamento perfeito com o humor mórbido e o tom sombrio característicos de A Família Addams.

Tim Burton conseguiu modernizar o clássico, algo que pode ser percebido até nos figurinos, sem alterar o gosto de Wandinha. Apesar de os monstros e animais que costumam assustar terem ganhado uma aparência mais amigável, o suspense não deixou de existir --e a proposta dos Addams nunca foi pertencer ao gênero de terror.

Confira abaixo o trailer de Wandinha:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.