Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BETTY DEVILLE

Sucesso dos anos 1990, Os Anjinhos volta com mãe lésbica: 'Torna natural'

DIVULGAÇÃO/NICKELODEON

Betty e Didi em cena de Os Anjinhos

Betty e Didi em Os Anjinhos; personagem da esquerda é lésbica em reboot da animação

VICTOR CIERRO VIEIRA

victor@noticiasdatv.com

Publicado em 19/9/2021 - 6h30

Grande sucesso da Nickelodeon nos anos 1990, Rugrats - Os Anjinhos (1991-2006) está de volta com um reboot no Paramount+. A trama é a mesma e mostra os bebês aprendendo sobre a vida com a observação de seu cotidiano, mas a animação surpreende com uma mudança de orientação sexual da personagem Betty DeVille.

No Brasil, o reboot também traz de volta o mesmo elenco de dubladores da última temporada da série original. Fátima Noya dubla o líder das crianças, Tommy, enquanto Marli Bortoletto e Ursula Bezerra retornam como Angelica e Chuckie, respectivamente. Já a mãe lésbica, Betty, é interpretada por Rosana Beltrame.

Ursula diz que ficou muito feliz com mais essa oportunidade de dublar Chuckie. ''Foi um grande presente. Esse ano eu ganhei dois presentes, um foi poder dublar de novo a Sailor Moon depois de 20 anos. Essa teve muita diferença na voz, todos esses anos fazem muita diferença. E agora, fazer Os Anjinhos de novo'', conta a também dubladora de Naruto (2002-2007).

A animação, além de explorar a imaginação das crianças, ajuda na questão da representatividade. Angelica é uma criança individualista, Tommy é corajoso e seu melhor amigo Chuckie tem medo de tudo. Já os irmãos Phil e Lil são uma dupla de "porquinhos".

A retratação dos bebês tenta mostrar vários tipos de personalidade das crianças. Mas, mesmo com esse acerto, a série original falhava ao simbolizar diferentes tipos de pais, que seguia o padrão heterossexual das demais animações. Isso foi corrigido no reboot.

A mudança da orientação sexual da personagem, inclusive, surpreendeu as próprias dubladoras. Marli explica: ''A gente vai pegando detalhes dos personagens, porque tem uma coisa fechada. Por conta da segurança dos produtos, as coisas chegam muito aos poucos. Então, a gente descobre características, histórias e aspectos no decorrer do trabalho.''

Em termos de atuação, a mudança não muda nada para a dublagem. Mas Marli ressalta a importância dessa alteração para as crianças: ''Não é que faça uma diferença, mas acolhe as diferenças e ajuda a tornar natural''.

De forma delicada, a orientação sexual de Betty introduz essa realidade para quem nunca teve contato com a comunidade LGBTQIA+. E, para quem já tem, há a sensação de representatividade e inclusão.

A nova animação de Os Anjinhos já está disponível na plataforma de streaming Paramount+. As crianças brincalhonas retornam com mais aventuras e confusões.

Assista abaixo ao trailer (sem legendas) de Os Anjinhos:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.