Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ENTENDA

A Fazenda 13: Nego do Borel derrapa ao seguir os passos da redenção de Biel

REPRODUÇÃO/RECORD

Imagem de Nego do Borel com a mão na boca e boné preto em A Fazenda 13

Nego do Borel em A Fazenda 13; funkeiro entrou no reality com o objetivo de limpar sua imagem

PAOLA ZANON

paola@noticiasdatv.com

Publicado em 19/9/2021 - 7h00

Nego do Borel entrou em A Fazenda 13 para seguir os passos de redenção que Biel havia dado em A Fazenda 12. A estratégia, no entanto, pode não ser válida para o funkeiro carioca, que derrapou na tentativa apressada de limpar sua imagem após as denúncias de agressão feitas por Duda Reis, sua ex-namorada, e pelo seu comportamento impulsivo após a primeira festa.

Ainda que Biel não tenha conquistado 100% do público com sua aparente mudança --já que ficou em segundo lugar, e não em primeiro-- o paulista definitivamente saiu do reality rural mais forte do que entrou; ele conquistou uma legião de fãs e retornou ao mercado da música.

Vislumbrado com os resultados de Biel, Nego passou até por um treinamento para se comportar de forma que convença o público de que não é o monstro que sua ex havia denunciado. Isso, por si só, já foi um erro, já que abriu caminho para que Duda se pronunciasse sobre o assunto, conforme explica João Pedro Camargo, CEO da Scope Media, ao Notícias da TV.

"O Nego é um alvo na casa, as pessoas sabem que se voltar contra ele é algo que pode gerar VTs. Se ele cair na primeira Roça, a chance de sair é muito grande", analisou Camargo. "Ele não conseguiu mostrar essa nova face da personalidade que quer tanto trazer e esse posicionamento da Duda reforça a forma como as pessoas já o enxergam", discorreu o CEO.

Diferenças

Os cancelamentos que envolveram Biel e Nego do Borel, apesar de seguirem a mesma linha de abuso, agressão e assédio contra ex-namoradas, tiveram muitas diferenças. A principal delas envolve as vítimas.

Enquanto o funkeiro paulista teria assediado uma jornalista anônima e agredido uma influenciadora digital que tinha maior público nos Estados Unidos, o carioca foi acusado por uma blogueira brasileira, que hoje soma mais de 9 milhões de seguidores.

Outra diferença crucial foi o impacto das redes sociais nos dois casos. As polêmicas de Biel tiveram repercussão, mas não tanto quanto as de Nego do Borel. Na época em que o paulista foi acusado, os perfis de fofoca ainda não estavam em alta. Já os Stories de Duda com as acusações foram vistos e reproduzidos milhões de vezes.

"Quantas pessoas, quantos famosos tomaram o lado da Duda? Foi uma proporção diferente, com uma pessoa que quem acompanha sente que é uma pessoa boa. O fato de a Duda ser uma pessoa pública, amada por muitos, torna [a estratégia] difícil [para o Nego]", justifica o CEO.

Tempo

O chamado "descanso de imagem" é mais um ponto que pode dificultar a reconstrução de Nego do Borel. Quando Biel entrou em A Fazenda 12, suas polêmicas já tinham, no mínimo, dois anos e ele havia passado boa parte desse tempo nos Estados Unidos. Alguns dos confinados sequer sabiam o motivo de ele ter sido cancelado. 

Já as declarações de Duda sobre o relacionamento abusivo que viveu com Nego vieram à tona em janeiro deste ano, estão frescas na memória do público. "O Biel ficou off [fora] da mídia muito tempo, as pessoas nem se lembravam mais dele nos últimos anos. Embora as pessoas soubessem o que ele tinha feito, não era mais algo fresco na memória", avalia João Pedro.

"Seria melhor [Nego do Borel] ter entrado depois, com essa imagem descansada. Talvez fosse mais interessante e mais fácil de conseguir esse reposicionamento de imagem", afirma o expert. "Mas foi constatada uma crescente na indústria de reality, talvez ele tenha ponderado isso na questão de prós e contras."

Racismo estrutural

O fato de Biel ser um homem branco também pode ter facilitado seu caminho de redenção. Para Yuri Silva, coordenador nacional do Coletivo de Entidades Negras, o objetivo do cantor carioca pode ser prejudicado pelo racismo estrutural. "O Nego do Borel, até por suas atitudes, talvez não se ajude a ser descancelado. Mas o fato de ser uma personalidade negra o coloca em uma situação de desvantagem se comparado ao Biel", discorre.

"A sociedade tende a ser flexível com as pessoas brancas, enquanto pessoas negras tendem a ser mais canceladas. Um exemplo é a Karol Conká, que teve atitudes erradas, mas nada diferente do nível de vilania de outras edições. A própria Paula Sterling era vilã, tinha frases racistas e de intolerância religiosa e foi campeã", avalia Silva.

O homem negro é tratado como criminoso em potencial. Não vou entrar no mérito do Nego, já ficou comprovado que ele é culpado. Mas o perfil em que ele se enquadra é de culpado sendo julgado ou não. O Biel sempre vai ser tratado como o filho que precisa ser cuidado, que errou, mas que é normal errar.

O fato de Duda, que foi a vítima, ser branca, ruiva e ter uma imagem quase angelical também complica ainda mais a situação de Nego enquanto homem negro. "É preciso frisar que a Duda sofreu com a violência, não é aceitável relativizar violência contra qualquer mulher", pontua o coordenador.

"Mas sem dúvidas, o fato de ela ser branca e alvo de um algoz negro faz com que a sociedade se comova mais com a situação dela e cancele com maior intensidade e mais raiva o acusado", aponta Yuri. Duda Castro, a ex de Biel, fez as mesmas acusações de agressão física e abuso, mas o paulista não foi tão cancelado quanto o carioca.

Há esperança?

Um dos maiores exemplos de descancelamento quando se trata de reality show é a própria Karol Conká. A rapper foi cancelada dentro do BBB21, mas seu caminho de redenção transformou suas atrocidades em meme. Hoje, a "mamacita" faz até publicidade ao tirar sarro de seu papel de vilã.

"É difícil prever. Quando a Karol Conká estava no BBB, muitos especialistas disseram que ela nunca mais iria fazer um show. Embora sua trajetória no BBB seja sempre lembrada, as pessoas consomem a publicidade dela", exemplifica João Pedro.

"É incerto afirmar tanto que ele vai melhorar quanto que não tem jeito. Um reality show tem diversos caminhos a serem costurados", ressalta o CEO. "Ele já entrou com essa estratégia de reposicionamento de imagem, já tentou ser amigo de todos."

"É um posicionamento que traz mais paz, amizade e mostra uma 'face' do Nego do Borel que as pessoas não conhecem. Mas em um reality show, as máscaras sempre caem. É clichê, mas é bem real", conclui Camargo. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.