Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BERENICE

Roberta Rodrigues vira Marielle Franco em série de Cidade de Deus; entenda

Divulgação/O2 Filmes

Roberta Rodrigues tem expressão altiva em cena da série de Cidade de Deus

Roberta Rodrigues em cena da série de Cidade de Deus, que retoma a história do filme de 2002

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 4/11/2023 - 16h04

A série Cidade de Deus, da HBO Max, trará de volta personagens do premiado filme de 2002 e mostrará a vida deles duas décadas depois. Uma das atrizes que retorna é Berenice, vivida por Roberta Rodrigues. Com mais destaque, ela terá sua trajetória inspirada na de Marielle Franco (1979-2018).

A mulher de Cabeleira (Jonathan Haagensen) agora será dona de um salão de beleza, mas acabará se envolvendo com o mundo da política para ser uma voz da comunidade. Segundo a coluna Play, do jornal O Globo, ela será uma vereadora bem-sucedida que representará a favela. Ao contrário do que houve com Marielle na vida real, o final de Berenice não terá uma tragédia.

"Cara, o que eu fiquei mais feliz é de ver essa relação dela com essa filha, de ser uma mulher empreendedora, de ter o próprio salão dela. A Berenice já era prafrentex, né? A Berenice já era empoderada, é que hoje tem o nome empoderada. Mas ela já era, não queria viver aquela situação de crime, ela queria ir embora, ter uma família, viver um amor", contou Roberta em conversa com o site AdoroCinema.

"E agora [está n]esse lugar que, por ser uma mulher muito forte, tem que ser destemida e saber muito o poder dela. Por um acaso, um acaso muito triste, ela entra para a política, e ela descobre que realmente precisa falar por um todo", adiantou a atriz. 

Cidade de Deus também contará com os retornos de Buscapé (Alexandre Rodrigues), Lampião (Thiago Rodrigues), Barbantinho (Edson Oliveira) e Cinthia (Sabrina Rosa). Entre as novidades do elenco, nomes como Marcos Palmeira, Andréia Horta, Dhon Augusto e Shirley Cruz.

Como será a série de Cidade de Deus?

A série da HBO Max mostrará como a comunidade carioca está mais de duas décadas depois do filme indicado a quatro Oscars.

"Os moradores da comunidade estão acuados em meio a uma disputa entre dois traficantes de gerações diferentes e a milícia, que vem ocupando os bairros vizinhos. Trata-se de uma guerra insuflada por políticos e empresários interessados em dominar a área. As energias estão dispersas, mas a morte de um morador querido por todos faz com que a comunidade se una ao redor da candidatura de uma líder comunitária e enfrente o opressor", indica a sinopse.

Em conversa com o Notícias da TV, Fernando Meirelles contou que só decidiu fazer a série para que produtores franceses não tocassem o projeto sem seu envolvimento. "Eles até queriam gravar no Brasil, mas era uma produtora francesa, com dinheiro europeu. E aí os caras [da Disney, dona dos direitos] nos consultaram: 'Olha, nós estamos negociando os direitos do filme com os franceses, mas vocês têm por contrato a opção de comprar primeiro. Interessa?'", lembrou Meirelles.

"O Sérgio Machado [de Madame Satã] está escrevendo os roteiros. Ele, na verdade, montou uma sala de roteiristas, com gente que inclusive é da Cidade de Deus, dois terços da sala são de pessoas negras, ligadas à comunidade e que têm experiência com audiovisual", citou Meirelles.

De acordo com comunicado da HBO Max, a sala de roteiro de Cidade de Deus também conta com Armando Praça, Renata Di Carmo, Estevão Ribeiro e Rodrigo Felha. "E o Aly Muritiba [de Deserto Particular] vai dirigir, é um cara que já fez outras coisas na O2 Filmes e virou um parceiro."


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.