FÊNOMENO LITERÁRIO
FOTOS: LIAM DANIEL/NETFLIX
Alguns dos integrantes da família Bridgerton na segunda temporada da série da Netflix
O sucesso da série Bridgerton na Netflix impulsionou as buscas pelos livros escritos por Julia Quinn nos últimos anos. A saga literária é composta por nove volumes, sendo cada edição protagonizada por um integrante da família nobre londrina. As histórias de amor dos personagens arremataram fãs em todo o mundo --vendendo mais de 3 milhões de exemplares só no Brasil.
A trama de época narra a trajetória da família comandada por Violet (Ruth Gemmell na série), viúva de Edmund Bridgerton (Rupert Evans) --com quem viveu uma relação de amor rara para a época.
O casal nomeou os filhos em ordem alfabética: Anthony (Jonathan Bailey), Benedict (Luke Thompson), Colin (Luke Newton), Daphne (Phoebe Dyvenor), Eloise (Claudia Jessie), Francesca (Ruby Stokes/Hannah Dodd), Gregory (Will Tilston) e Hyacinth (Florence Emilia Hunt).
A sequência dos livros, no entanto, não considera o nascimento como fator de prioridade. O ponto de partida da trama é a entrada de Daphne, a primeira filha mulher, no mercado casamenteiro londrino.
Além disso, a adaptação da Netflix optou por inverter a ordem dos livros na terceira temporada, adiantando a história de Colin e Penelope (Nicola Coughlan) e deixando para depois o protagonismo de Benedict.
A plataforma ainda não informou se pretende adaptar todos os nove livros, nem confirmou se Benedict será o foco da quarta temporada.
Confira a sequência certa para ler os livros de Bridgerton:
O primeiro livro traz a história da quarta herdeira dos Bridgerton, a romântica Daphne. Eleita como o "diamante da temporada" pela rainha Charlotte (Golda Rosheuvel), a jovem faz uma aliança com Simon Basset (Regé-Jean Page), o cobiçado duque de Hastings --que só quer se livrar do assédio das nobres que o desejam como genro.
Só que a farsa desperta sentimentos verdadeiros em ambos, apesar de eles negarem a todo custo. Após serem flagrados aos beijos no jardim durante um baile, Daphne e o duque são obrigados a se casar. O dilema do casal, então, passa a ser outro: Simon se recusa a ter filhos, enquanto a protagonista sonha em formar uma família numerosa.
Herdeiro do título de visconde, Anthony Bridgerton decide arrumar uma esposa na temporada casamenteira de 1814 narrada no segundo livro da saga. Conhecido como um dos maiores libertinos de Londres, o rapaz elege Edwina (Charithra Chandran) como a candidata ideal --afinal, a jovem é o novo diamante da rainha.
Entretanto, Anthony enfrenta a resistência da cunhada, Kate (Simone Ashley), que não aprova a união da irmã com o bon-vivant. O ódio entre eles rapidamente vira desejo, e ambos lutam para controlar a paixão e seguir com seus respectivos deveres.
O terceiro livro da saga apresenta ao leitor Sophie, filha ilegítima de um conde e criada como empregada pela madrasta assim que o pai morreu. Certa noite, a jovem consegue entrar escondida no baile de máscaras oferecido pela lady Bridgerton e se encanta por Benedict.
A química é quase instantânea, mas Sophie sai correndo do evento à meia-noite --numa trama à la Cinderela. A garota acaba expulsa de casa e vai embora de Londres. Por isso, os protagonistas só se reencontram três anos mais tarde.
Benedict a salva das garras de um bêbado, mas não a reconhece nos trajes de criada. Só que se apaixona por ela mesmo assim. Para evitar o falatório que despertaria uma relação entre classes sociais tão distintas, o Bridgerton propõe que Sophie seja sua amante.
Colin e Penelope na 3ª temporada da série
Penelope Featherington esconde há anos sua paixão por Colin, irmão de sua melhor amiga. Quando o solteiro cobiçado volta de uma viagem, a jovem descobre o maior segredo dele por acaso e percebe que nem tudo o que pensava sobre o rapaz é verdade.
A transformação de Penelope também passa a chamar mais a atenção de Colin. Depois que os dois trocam o primeiro beijo, o mocinho não consegue mais tirá-la da cabeça. Só que ele também descobre um segredo de Penelope, e ambos precisam superar as decepções em busca de um final feliz.
Eloise é a protagonista do quinto volume. A filha solteirona e inteligente de Violet passa a escrever para o viúvo de uma prima distante para oferecer as condolências. Os dois começam a trocar correspondências e, após alguns meses, sir Phillip propõe que se conheçam melhor e se casem para que tenha ajuda na criação dos dois filhos órfãos.
Eloise aceita o convite para visitar o viúvo, mas em pouco tempo percebe que pessoalmente a atração não é a mesma. Ela é voluntariosa e não para de falar, e ele é temperamental e rude. Os dois precisam descobrir se, mesmo com todas as suas imperfeições, foram feitos um para o outro.
Francesca se casa com John Stirling (Victor Alli) --que já aparece na terceira temporada da série. Entretanto, fica viúva após apenas quatro anos. É então que um encontro inesperado com Michael, primo do marido, desperta um novo sentimento na moça --que até então só o enxergava como amigo e confidente.
Apesar de sentir culpa por ter se apaixonado pela mulher do primo, o libertino deixa o desejo falar mais alto. Ele, então, precisa convencê-la de que nenhum homem além dele a fará feliz novamente.
Hyacinth já está em sua quarta temporada no mercado casamenteiro, mas não consegue se impressionar com nenhum pretendente. Ela conhece num recital o atraente Gareth St. Clair, neto de lady Danbury (Adjoa Andoh), só que resiste aos encantos do famoso conquistador.
Quando o rapaz aparece com um misterioso diário da avó italiana, a mocinha resolve traduzir o texto. A partir de então, eles começam a trocar confidências e quebram as regras sociais. Além de perceberem que as respostas que buscam se encontram um no outro.
Gregory sempre acreditou no amor, ao contrário da maioria de seus amigos. O rapaz tem certeza de que encontrará o amor da sua vida --assim como os pais e os sete irmãos. Ele se apaixona à primeira vista por Hermione Watson, mas a garota já está encantada por outro.
Melhor amiga da jovem, Lucinda Abernathy se oferece para ajudar Gregory a conquistá-la --só que acaba se apaixonando pelo Bridgerton no meio do processo. Para piorar a situação, Lucy já foi prometida pelo tio a um homem que mal conhece.
Questionada pelos leitores sobre o que aconteceu com vários personagens após o fim da saga, a autora Julia Quinn decidiu escrever oito epílogos extras para responder às dúvidas dos fãs. Além disso, o livro derradeiro traz um conto com a história da matriarca Violet Bridgerton.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Bridgerton
Claudia Jessie
Hannah Dodd
Jonathan Bailey
Luke Newton
Luke Thompson
Netflix
Nicola Coughlan
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.