Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BIG TOP ACADEMY

Novelinha sobre crianças em escola de circo testa limites dos atores mirins

Divulgação/Discovery Kids

Elenco da série infantil Big Top Academy tem rotina puxada para fazer números circenses da produção - Divulgação/Discovery Kids

Elenco da série infantil Big Top Academy tem rotina puxada para fazer números circenses da produção

LUCIANO GUARALDO, em Montreal

Publicado em 12/10/2018 - 5h59

Aposta do Discovery Kids para aumentar o público familiar, a série Big Top Academy mostra um grupo de crianças prodígio treinando em uma escola circense números que impressionam. Elas cantam, dançam, atuam, viram piruetas e se contorcem em posições inimagináveis. Nos bastidores, o contorcionismo é ainda maior, pois envolve o tempo: para trabalharem na série, elas enfrentam uma verdadeira maratona.

No próprio estúdio onde gravam Big Top Academy, os astros mirins têm 15 horas semanais de aula com tutores, uma média de 180 minutos por dia. E, pela legislação do Canadá, onde a série é gravada, crianças menores de 12 anos não podem trabalhar mais do que seis horas por dia. Nunca aos fins de semana.

Conciliar a agenda de todos é um desafio para a equipe de produção: afinal, além de rodarem suas cenas, os atores precisam ensaiar números circenses, treinar novas habilidades, aprender coreografias e gravar as músicas que cantarão _as canções foram compostas por Cris Morena, conhecida do público brasileiro por seu trabalho em tramas como Chiquititas, Floribella e Rebelde.

"Mesmo um ano depois do início das gravações, e acompanhando esse processo de perto, esse elenco incrível ainda me surpreende todos os dias", elogia Jonathan Finkelstein, produtor executivo. Ele participou da seleção dos jovens atores e conta que chegou a testar mais de 800 crianças para os oito papéis principais da série.

"Vimos vídeos de crianças da Europa, da América Latina, dos Estados Unidos e do Canadá, porque queríamos um elenco internacional. Não era uma escolha fácil, porque elas precisavam saber atuar, mas também realizar números que exigem muito delas fisicamente", explica Sébastien Ouimet, do Cirque du Soleil, que prestou consultoria técnica e criativa para a produção.

A brasileira Carina Schulze, escolhida pela equipe do Discovery Kids para dar uma visão latina à sala de roteiristas canadenses, acompanhou os atores mirins de perto durante as gravações e repete os elogios dos colegas. "Eu não consigo imaginar a quantidade de trabalho dessas crianças. E eu tenho um respeito enorme, uma admiração, porque elas estão sempre animadas. A série é uma grande diversão."

Amizade e circo
Big Top Academy conta a história de uma escola circense que treina crianças para as artes. Cada um dos protagonistas tem um drama pessoal: Nicholas (Drew Davis), por exemplo, vive às sombras do pai, um aventureiro que desapareceu de forma misteriosa no passado; Ella (Ava Ro) é diabética e sofre para controlar sua glicemia; e April (Madison Brydges) é a bailarina perfeccionista que precisa aprender a dividir os holofotes com uma equipe ao invés de brilhar sozinha.

Há ainda a destemida Phoenix (Ellowyn Stanton), melhor amiga de Nicholas; o enérgico Chase (Liam Patenaude), incapaz de parar quieto e que se mete em mil confusões; Celeste (Riley O'Donnell), irmã de Ella que precisa lidar com o fato de que o circo de sua família está à beira da falência; e Axel (Samson Boldizar), segundanista da escola cujos pais ricos não aceitam sua opção pelas vida nas artes.

Tudo é construído de forma leve, para atrair o público infantil. Mas a série também não foge do drama: um dos professores da escola, o malvado Sir Rayne (Marc Trottier), está disposto a qualquer coisa para conseguir executar seus planos e tomar o controle do colégio. E seu filho, o ginasta Maxwell (Cameron Andres), aprendeu com o pai a diminuir os colegas para se sentir sempre superior.

Apesar de voltada para crianças de 4 a 8 anos, público-alvo do Discovery Kids, a série tem apelo familiar. "Essa é uma atração que pode ser vista por pais e filhos juntos. Tem mistério, tem aventura, tem números circenses...", enumera Carolina Lightcap, vice-presidente executiva e chefe de conteúdo do Discovery Kids na América Latina.

Big Top Academy será exibida de segunda a sexta-feira, a partir de segunda (15), às 16h30, com reexibição do episódio do dia às 22h30. A primeira temporada conta com 52 episódios, divididos em quatro arcos de 13 capítulos cada.


O jornalista viajou a Montreal a convite do Discovery Kids. 

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.