Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NARUNA COSTA

Nascida e criada na periferia, atriz de Rota 66 viveu ferida aberta da violência policial

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Imagem de Naruna Costa como Anabela em Rota 66: A Polícia que Mata

Naruna Costa como Anabela em Rota 66: A Polícia que Mata, produção original do Globoplay

Durante a infância e a adolescência, Naruna Costa testemunhou a ferida aberta deixada pela violência policial contra a população negra. Na série Rota 66: A Polícia que Mata, do Globoplay, a atriz recorre a essa experiência na periferia de São Paulo para interpretar uma personagem que busca por justiça após a morte do marido.

"Sou nascida e criada na periferia da zona sul de São Paulo. Muito desse contexto que o Caco [Barcellos] generosamente compartilhou, sobre um assunto que é muito caro para o Brasil, essa ferida aberta brasileira, eu vivenciei, eu vi, na minha infância e juventude", detalha Naruna.

Na série, Naruna interpreta Anabela, uma dona de casa que perde o marido Divino (Felipe Oládélè) para as ações do "esquadrão da morte" da Polícia Militar de São Paulo. Essa tragédia faz com que a personagem se engaje na luta pelos direitos humanos. "Acima de tudo, é muito doído para quem tem uma relação direta com essas histórias, atravessar essa dor e poder contar de uma forma brava. E, realmente, a Anabela é a tradução dessa força", defende.

"É uma personagem que tem a vida devastada por essa violência policial que o marido sofre, e todo o contexto que é gerado por isso, um cara trabalhador e honesto que é tido como um bandido", complementa na apresentação à imprensa da série, em que o Notícias da TV esteve presente.

A produção original Globoplay é baseada no livro-reportagem Rota 66 - A história da polícia que mata (1992), um dos principais trabalhos da carreira de Caco Barcellos, no qual ele mostra como policias da tropa de elite da Polícia Militar de São Paulo mantinham um "esquadrão da morte" que executava pessoas inocentes entre as décadas de 1970 e 1990.

Para a atriz, a história pode fomentar o debate sobre a violência sofrida pela população negra. "Mas como a gente está em um Brasil muito polarizado, onde as discussões vão ficando cada vez mais sem escuta, meu medo é o da trama não ser absorvida de uma forma mais porosa por todas as pessoas", pondera Naruna.

Os dois últimos episódios de Rota 66: A Polícia que Mata já estão disponíveis no Globoplay. Confira o trailer da série:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.