Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Vade Retro!

Maldição da terceira temporada assombra as séries da Netflix

Divulgação/Netflix

A atriz Drew Barrymore em cena da terceira temporada da comédia zumbi Santa Clarita Diet, da Netflix - Divulgação/Netflix

A atriz Drew Barrymore em cena da terceira temporada da comédia zumbi Santa Clarita Diet, da Netflix

JOÃO DA PAZ

Publicado em 7/4/2019 - 6h46

Você conhece a maldição da terceira temporada que assombra as séries da Netflix? Em seis anos de investimento no mercado de produções roteirizadas, a plataforma de streaming só deixou que nove séries passassem do terceiro ano. No mesmo período, 21 produções chegaram ao fim na segunda ou na terceira leva de episódios. A próxima a desafiar essa matança de veteranas é, curiosamente, uma série zumbi.

No fim de março, a comédia Santa Clarita Diet estreou sua terceira temporada. Uma das melhores atrações de humor no vasto universo da TV, com uma dupla de protagonistas infalível, a série preenche um dos três requisitos para que a Netflix dê continuidade: sucesso de público, reverenciada pela crítica ou premiada.

Santa Clarita Diet é adorada pelos especialistas norte-americanos. E cada temporada consegue ser melhor do que a anterior, com todo o destaque para os protagonistas Timothy Olyphant e Drew Barrymore. A Netflix está, então, com um pepino nas mãos: dar sequência à comédia ou não? O criador da série sabe disso e está ciente da maldição que pode vitimar sua atração.

Em entrevista para o site The Hollywood Reporter, Victor Fresco mostrou conhecer bem a fórmula que a Netflix tem colocado em prática recentemente. Ele comentou que se houver um quarto ano, ele pode ser o último. Mas sua ideia original era levar a série até a quinta temporada.

Quem ficou pelo caminho

O impasse de Santa Clarita Diet pode ser justamente com seus protagonistas. Após um ciclo de três temporadas, contratos são revisados e Olyphant e Drew deveriam receber aumentos nos seus ganhos. Se a projeção de gastos com novos acordos não cobrir o custo de uma nova temporada, a Netflix não pensa duas vezes e cancela a série. Se isso acontecer, Santa Clarita Diet ficará sem um desfecho.

Outro motivo para o cancelamento na segunda ou terceira temporada é a baixa audiência. O consenso é que, se a série não pegou até a terceira temporada, com cerca de 30 episódios feitos, não há razão para continuá-la.

One Day at a Time (2017-2019) se encaixa nesse quadro. Pesou também o fato de a Netflix ter de pagar uma alta taxa de licenciamento para a produtora Sony Pictures Television

A lista das séries que foram alvos dessa maldição conta ainda com Hemlock Grove (2013-2015), Bloodline (2015-2017), Narcos (2015-2017), Desventuras em Série (2017-2019), Daredevil (2015-2018) e Love (2016-2018).

Para espantar a praga, a série tem de ter muito peso, como House of Cards (2013-2018) e Orange Is the New Black, durante anos os cartões de visita da Netflix. Estão na conta ainda as prestigiadas Unbreakable Kimmy Schmidt (2015-2019) e Grace and Frankie.

Comédias incrivelmente populares também foram além da terceira temporada, casos de Fuller House e The Ranch. No campo internacional, entram no grupinho a mexicana Club de Cuervos (2015-2019) e espanhola Las Chicas del Cable.

E há ainda The Crown, drama vencedor do Globo de Ouro que está com a terceira e a quarta temporadas confirmadas. A proposta da série é ir até a sexta, contando a cada temporada dez anos da vida da rainha Elizabeth II, que na atual fase será interpretada pela atriz ganhadora do Oscar 2019, Olivia Colman.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.