Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

Vade Retro!

Maldição da terceira temporada assombra as séries da Netflix

Divulgação/Netflix

A atriz Drew Barrymore em cena da terceira temporada da comédia zumbi Santa Clarita Diet, da Netflix - Divulgação/Netflix

A atriz Drew Barrymore em cena da terceira temporada da comédia zumbi Santa Clarita Diet, da Netflix

JOÃO DA PAZ

Publicado em 7/4/2019 - 6h46

Você conhece a maldição da terceira temporada que assombra as séries da Netflix? Em seis anos de investimento no mercado de produções roteirizadas, a plataforma de streaming só deixou que nove séries passassem do terceiro ano. No mesmo período, 21 produções chegaram ao fim na segunda ou na terceira leva de episódios. A próxima a desafiar essa matança de veteranas é, curiosamente, uma série zumbi.

No fim de março, a comédia Santa Clarita Diet estreou sua terceira temporada. Uma das melhores atrações de humor no vasto universo da TV, com uma dupla de protagonistas infalível, a série preenche um dos três requisitos para que a Netflix dê continuidade: sucesso de público, reverenciada pela crítica ou premiada.

Santa Clarita Diet é adorada pelos especialistas norte-americanos. E cada temporada consegue ser melhor do que a anterior, com todo o destaque para os protagonistas Timothy Olyphant e Drew Barrymore. A Netflix está, então, com um pepino nas mãos: dar sequência à comédia ou não? O criador da série sabe disso e está ciente da maldição que pode vitimar sua atração.

Em entrevista para o site The Hollywood Reporter, Victor Fresco mostrou conhecer bem a fórmula que a Netflix tem colocado em prática recentemente. Ele comentou que se houver um quarto ano, ele pode ser o último. Mas sua ideia original era levar a série até a quinta temporada.

Quem ficou pelo caminho

O impasse de Santa Clarita Diet pode ser justamente com seus protagonistas. Após um ciclo de três temporadas, contratos são revisados e Olyphant e Drew deveriam receber aumentos nos seus ganhos. Se a projeção de gastos com novos acordos não cobrir o custo de uma nova temporada, a Netflix não pensa duas vezes e cancela a série. Se isso acontecer, Santa Clarita Diet ficará sem um desfecho.

Outro motivo para o cancelamento na segunda ou terceira temporada é a baixa audiência. O consenso é que, se a série não pegou até a terceira temporada, com cerca de 30 episódios feitos, não há razão para continuá-la.

One Day at a Time (2017-2019) se encaixa nesse quadro. Pesou também o fato de a Netflix ter de pagar uma alta taxa de licenciamento para a produtora Sony Pictures Television

A lista das séries que foram alvos dessa maldição conta ainda com Hemlock Grove (2013-2015), Bloodline (2015-2017), Narcos (2015-2017), Desventuras em Série (2017-2019), Daredevil (2015-2018) e Love (2016-2018).

Para espantar a praga, a série tem de ter muito peso, como House of Cards (2013-2018) e Orange Is the New Black, durante anos os cartões de visita da Netflix. Estão na conta ainda as prestigiadas Unbreakable Kimmy Schmidt (2015-2019) e Grace and Frankie.

Comédias incrivelmente populares também foram além da terceira temporada, casos de Fuller House e The Ranch. No campo internacional, entram no grupinho a mexicana Club de Cuervos (2015-2019) e espanhola Las Chicas del Cable.

E há ainda The Crown, drama vencedor do Globo de Ouro que está com a terceira e a quarta temporadas confirmadas. A proposta da série é ir até a sexta, contando a cada temporada dez anos da vida da rainha Elizabeth II, que na atual fase será interpretada pela atriz ganhadora do Oscar 2019, Olivia Colman.

Leia também

Enquete

Pantanal perde audiência: novela está chata?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.