Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEGUNDA TEMPORADA

HBO desafia greve dos atores e insiste em gravações de House of the Dragon

Divulgação/HBO

Elliott Tittensor veste traje de cavaleiro e exibe coroa em cena de House of the Dragon

Elliott Tittensor em cena da primeira temporada de House of the Dragon; produção não parou

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 17/7/2023 - 12h42

Apesar de o SAG-AFTRA (Sindicato Norte-Americano dos Atores) ter entrado em greve na última sexta-feira (14), a HBO vai manter as gravações da segunda temporada de House of the Dragon. O spin-off de Game of Thrones (2011-2019) também já tinha "burlado" a paralisação dos roteiristas, iniciada em maio.

Apesar de ser uma produção norte-americana, House of the Dragon tem um elenco majoritariamente britânico, com atores filiados ao Equity (o sindicato das artes do Reino Unido). Ou seja: os astros da série não podem respeitar a greve dos colegas norte-americanos.

De acordo com o site Deadline, caso decidissem cruzar os braços em apoio ao SAG-AFTRA, os atores poderiam ser até processado pela HBO por quebra de contrato. O próprio site do sindicato norte-americano informa que filiados que tenham acordos válidos pelo Equity devem continuar trabalhando. Apesar disso, o órgão britânico afirmou que é solidário ao SAG-AFTRA.

"As leis da indústria no Reino Unido são draconianas e muitas vezes consideradas as mais restritivas do mundo ocidental. Os desafios encontrados por todos os sindicados britânicos são uma desgraça nacional e precisam de uma reforma urgente", disse o Equity, em nota.

"A infeliz consequência disso é que artistas trabalhando no Reino Unido, mesmo aqueles que são membros do SAG-AFTRA, precisam cumprir regras diferentes de seus colegas nos Estados Unidos e em outras partes do mundo."

A equipe de House of the Dragon já havia conseguido driblar a greve dos roteiristas porque todos os textos da segunda temporada tinham sido concluídos antes do início das gravações --por ser uma superprodução, com várias locações pela Europa, a equipe prefere trabalhar com os textos prontos para otimizar os trabalhos.

No entanto, por causa da paralisação dos escritores, não é permitido que alterações sejam feitas nos roteiros durante as gravações --tradicionalmente, um roteirista acompanha o trabalho nos estúdios para modificações de última hora.

Casey Bloys, CEO de conteúdo da HBO e da HBO Max, disse em fevereiro que a segunda temporada de House of the Dragon estrearia em 2024. Num momento em que as produções nos Estados Unidos estão paralisadas, ter a certeza de que poderá contar com o spin-off de Game of Thrones na programação do ano que vem é um alívio para o executivo.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.