Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

GUILLERMO DEL TORO

Ganhador do Oscar se inspira em Breaking Bad para fazer desenho infantil

Fotos: Divulgação/Netflix

Os personagens Aja e Krel tiram selfie em cena de Os 3 Lá Embaixo, nova animação da Netflix - Fotos: Divulgação/Netflix

Os personagens Aja e Krel tiram selfie em cena de Os 3 Lá Embaixo, nova animação da Netflix

LUCIANO GUARALDO, em Nova York

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 21/12/2018 - 5h35

Ganhador do Oscar 2018 por seu trabalho em A Forma da Água, o diretor Guillermo del Toro teve inspirações inusitadas para trabalhar na série infantil Os 3 Lá Embaixo, animação que chega nesta sexta (21) à Netflix. O mexicano bebeu na fonte de Breaking Bad (2008-2013), drama pesado sobre um professor de química que começa a produzir metanfetamina para sustentar a família.

"As séries que me motivaram a fazer TV foram Breaking Bad e The Wire [2002-2008]. Foi com elas que eu vi que o panorama estava mudando, e percebi que queria fazer parte desse movimento", fala Del Toro, que dedicou os primeiros 30 anos da carreira ao cinema e só em 2014 começou a enxergar a televisão como uma possibilidade atraente e empolgante de contar suas histórias.

"Não é mais aquela TV que eu via quando criança, é algo bem diferente. E acho que, quando existe a possibilidade de ver tudo de uma vez, como ocorre na Netflix, você cria uma relação íntima com os personagens, é quase como se os conhecesse de verdade. Eu fiquei de luto com uma morte de Better Caul Saul [série derivada de Breaking Bad, que no Brasil está disponível na plataforma de streaming]."

Em Os 3 Lá Embaixo, o cineasta mexicano utiliza uma história direcionada a crianças para fazer uma crítica bastante adulta: a invisibilidade de alguns grupos sociais.

Três alienígenas, o príncipe Krel (dublado por Diego Luna), a princesa Aja (Tatiana Maslany) e o guarda-costas Vex (Nick Offerman) precisam fugir de seu planeta e se esconder na Terra. Para passarem despercebidos, assumem a identidade de um latino, uma garota e um idoso, respectivamente. "É a solução encontrada pela inteligência artificial da nave deles para que eles jamais chamem a atenção", explica.

Os príncipes Aja e Krel com seus disfarces humanos: garota e latino para ficarem "invisíveis"

Trilogia da Arcadia
Os 3 Lá Embaixo é a segunda série de uma trilogia idealizada por Guillermo del Toro: a primeira parte, Caçadores de Trolls (2016-2018), chegou ao fim em maio. A terceira, Magos, tem lançamento previsto para o ano que vem --embora o mexicano faça questão de ressaltar várias vezes o "previsto".

"Eu sou muito tranquilo, faço as coisas no meu tempo, com calma. Nós ainda nem estreamos Magos e já estamos atrasados com a produção", conta ele, aos risos, em entrevista exclusiva ao Notícias da TV.

Os prazos de entrega não são os únicos limites desafiados por Del Toro durante a produção. Ele também questionou o tempo todo o orçamento estipulado pela Dreamworks Animation, empresa responsável pela atração.

"O Chad [Hammes, produtor] está sempre me dizendo que não podemos fazer isso ou aquilo, porque a verba é limitada, e se fizermos jamais conseguiremos ir até o fim. E eu sempre sugiro que nós façamos algo ainda maior. Nós aproveitamos o orçamento até o último centavo, e aí depois eu peço mais", resume.

Guillermo conta que toda a trilogia surgiu em sua mente de uma vez. "Podem me perguntar qualquer coisa sobre qualquer personagem que eu vou saber responder. Qual é a música favorita, que tipo de roupa ele usa... É claro que depois tem todo o processo de desenvolvimento, do trabalho de animação, mas esse universo surgiu inteiro na minha mente, foi apenas uma questão de colocar no papel", conta ele.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.