Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Ela morreu?

Fãs de Game of Thrones criam teorias sobre o destino de Arya Stark

Divulgação/HBO

As atrizes Faye Marsay e Maisie Williams em episódio da 6ª temporada de Game of Thrones - Divulgação/HBO

As atrizes Faye Marsay e Maisie Williams em episódio da 6ª temporada de Game of Thrones

JOÃO DA PAZ

Publicado em 12/6/2016 - 8h45

[Atenção: este texto contém spoilers]

Arya Stark (Maisie Williams) foi realmente esfaqueada no último episódio de Game of Thrones? Ela vai morrer ou sobreviverá? Essas perguntas movimentaram a semana de fãs da série e do livro As Crônicas de Gelo e Fogo e devem ser respondidas hoje (12) à noite pela HBO. O sétimo episódio da produção mais vista da TV mundial terminou com Arya sendo esfaqueada e se jogando em um rio. Muitos fãs e jornalistas, no entanto, apostam que não era Arya quem parecia ser a Arya esfaqueada. Os fãs estão com crédito: eles acertaram quando especularam que Jon Snow (Kit Harington) não morreria.

A partir de três pistas, foram levantadas três teorias sobre o destino de Arya. Primeira pista: o episódio deste domingo (12) tem o título de No One (Ninguém); pode ser uma dica de que ela sobreviveu, já que Ninguém era o nome que Arya usava na sociedade dos Homens Sem Rosto. Segunda: a sinopse do episódio desta noite informa que "Arya enfrenta um novo teste" _logo, se ela enfrenta um novo teste, está viva. Terceira: há uma menina com corpo parecido com o da personagem que aparece de costas no trailer de No One, dando um salto e fugindo de The Waif (Faye Marsay), a Criança Abandonada.

reprodução/hbo

Sétimo episódio de GoT exigiu esforço de Maisie Williams; teve de sair de um rio e fugir 

Entre a vida e a morte

Muitos fãs, no entanto, acreditam que Arya foi realmente esfaqueada por The Waif durante o ataque sobre a ponte. Num ato de desespero, a menina Stark conseguiu se desvencilhar, ficou submersa no rio para enganar a Criança Abandonada, se fingiu de morta e escapou caminhando pelas ruas de Braavos.

Porém, ela não conseguiu estancar o sangue por completo. A cada passo dado, gotas de sangue caíam no chão. The Waif, nessa hipótese, seguiria o rastro e continuaria a perseguir Arya (o que explicaria a fuga mostrada no trailer). Mas como a garota esfaqueada conseguiria correr e dar um salto? Ela pode ter ganhado algum poder com o líquido ingerido para recuperar a visão no começo da temporada, apostam os crédulos na sobrevivência de Arya.

Essa tese aponta para um possível encontro entre Arya e The Waif em um beco escuro. Usando a Agulha, espada que ganhou do meio-irmão Jon Snow, Arya derrotaria a rival, usando as técnicas adquiridas quando treinava cega (o que explicaria o "novo teste" da sinopse). Após o embate, a caçula Stark encontraria o seu ex-mestre Jaqen H'ghar (Tom Wlaschiha), e ele faria a pergunta que sempre é direcionada a Arya: "Quem é a garota?". E ela responderia: "Ninguém".

Com toda a habilidade aprendida em Braavos, Arya estaria preparada para se vingar de seus inimigos em Westeros. A vingança é a grande motivação da vida de Arya desde o início de Game of Thrones: fazer com que todos envolvidos na morte do pai, Ned (Sean Bean), sofram.

reprodução/hbo

Homem com a face de Arya (Maisie) na 5ª temporada; personagem ficou cega após a cena

Não era Arya

Essa suposição aponta que a pessoa esfaqueada, na verdade, seria Jaquen disfarçado de Arya. Em episódio da quinta temporada, Jaquen tomou um veneno bem em frente a Arya e desmaiou. Mas não era Jaquen naquele corpo, e sim outra pessoa. Arya se desesperou ao ver o "amigo" caído no chão e não entendeu nada quando ouviu a voz de Jaquen vindo de atrás dela. A garota começou a tirar várias faces do homem no chão e só parou quando chegou no rosto igual ao seu. Nesse momento, ficou cega.

No episódio da semana passada, Jaquen teria se transformado em Arya para retribuir a ajuda da caçula Stark, que salvou sua vida na segunda temporada. O mestre dos Homens Sem Rosto deu uma ordem para a Criança Abandonada, no sexto episódio: "Não a deixe sofrer". O pedido foi feito quando ele autorizou o ataque contra Arya _pois, nesse caso, ele mesmo seria a vítima.

A hipótese Jaquen = Arya explicaria, sem mágica, a corrida e o salto mostrados no trailer. The Waif perceberia que a pessoa esfaqueada não era Arya e estaria atrás da verdadeira. Justificaria também o comportamento de Arya antes da emboscada, que não condiz com o que foi apresentado durante a série. Ela estava com muito dinheiro (onde teria arranjado?), com roupa e corte de cabelo diferentes. Uma menina em fuga, que se escondeu após não cumprir uma ordem do mestre, não ficaria de bobeira em cima de uma ponte olhando a paisagem. A teoria também dá espaço para a trama de Arya Stark, em busca de vingança, continuar.

reprodução/hbo

Tese diz que personagens de Faye Marsay (à esq.) e Maisie Williams são a mesma pessoa

Arya e The Waif são a mesma pessoa

A ideia de Arya e The Waif serem a mesma pessoa não agrada aos fãs dos livros As Crônicas de Gelo e Fogo. Esta hipótese trata Arya como uma menina que sofre de algum tipo de síndrome de identidade dissociativa, e The Waif seria sua outra personalidade. Então, The Waif é uma Ninguém com a missão de matar Arya.

O ponto mais forte da hipótese é que a série nunca mostrou Arya, The Waif e Jaquen juntos ao mesmo tempo. Sempre quando Jaquen está falando com Arya, a Criança Abandonada não está presente, e vice-versa. É como se The Waif fosse uma versão ruim de Arya.

Além disso, as duas se vestem com trajes iguais, quase como gêmeas _até o corte de cabelo é parecido. Quando elas lutaram nas ruas de Braavos, por exemplo, ninguém apareceu para apartar a briga; e Arya estava na cega na ocasião. Poucos segundos antes dessa cena terminar, há um corte que mostra Arya dando golpes ao vento, sozinha.

O ponto fraco da hipótese é que, nos livros, a Criança Abandonada é uma pessoa. Nos livros ela tem 36 anos, mas com aparência infantil. Logo, a alternativa de Arya ser The Waif não é tão plausível, pois traria à tona algumas contradições.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.