Aniversário de 15 anos

Erro, filhote de Friends mudou Joey e saiu do ar no meio da 2ª temporada

Divulgação/NBC

O ator Matt LeBlanc e Drea de Matteo na série Joey, primeiro e único spin-off da popular Friends

Matt LeBlanc e Drea de Matteo (ex-Sopranos) em cena de Joey; atores viveram irmão e irmã na comédia

JOÃO DA PAZ - Publicado em 08/09/2019, às 05h22

A popular Friends (1994-2004) gerou uma única série derivada, que sequer passou da segunda temporada. Protagonizada por Matt LeBlanc, a comédia Joey completa 15 anos nesta segunda (9). A atração sofreu intervenção da NBC, e o produtor-executivo Kevin S. Bright, que também trabalhou na comédia mãe, admitiu que foi um erro fazer o filhote.

Em uma entrevista franca concedida para o site Digital Spy no ano passado, Bright confessou que Joey nasceu "com um tom diferente de Friends" e por isso fracassou na audiência. Para ele, o equívoco foi tentar mudar a personalidade do protagonista.

"[A série] não permitiu que o personagem de Matt [LeBlanc] continuasse com seu estilo marcante, despreocupado. A comédia tentou fazer de Joey um adulto, e eu acho que isso foi um erro gigantesco", disparou o produtor. "Na minha opinião, Joey teria de manter o estilo crianção a vida toda, até ele achar uma mulher que o aceitasse do seu jeito."

A ideia de Joey, batizada no Brasil de Vida de Artista (exibida na Warner e no SBT), era acompanhar o personagem, um ator de idade avançada, saindo de Nova York e indo para Hollywood, deixando sua turma para trás para tentar a sorte na meca do entretenimento norte-americano. Sua família, uma irmã e um sobrinho de 20 anos, se tornaram os seus novos melhores amigos.

O ponto ideal na construção do personagem não foi encontrado. Algumas características conhecidas de Friends foram mantidas, como o amor de Joey por pizzas e sua aptidão para dar cantadas em mulheres a todo instante. Mas segundo Bright, a essência dele foi alterada, e isso afugentou o público.

Para o site australiano The Age, o produtor deu nome a quem ordenou essa mudança: a própria rede NBC, que exibiu tanto Friends quanto Joey nos Estados Unidos. "Em Friends, Joey era um mulherengo, gostávamos de vê-lo em suas aventuras românticas. Ele era um amigo fiel, um cara que você poderia confiar", explicou Bright. "Mas, na série Joey, o personagem foi desconstruído."

"Ele se tornou um cara que não conseguia um emprego nem arrumar uma mulher para sair. Ele virou patético, um personagem cabisbaixo. Eu notei que estávamos indo na direção errada, mas eu fui voz vencida [contra os executivos da NBC]."

Joey estreou em setembro de 2004 e foi cancelada em março de 2006, a oito episódios do fim da segunda temporada. Os 12 anos de trabalhos ininterruptos vivendo o mesmo personagem fizeram Matt LeBlanc tomar uma decisão drástica para sua carreira, a de ficar cinco anos sem atuar.

Ele só retornou a Hollywood em 2011 na hilária Episodes (2011-2017), na qual deu vida a uma versão exagerada de si mesmo. Por esse papel, Matt voltou à fama e até ganhou um Globo de Ouro de melhor ator em série de comédia, em 2012.

Atualmente, Matt está muito bem na comédia Man with a Plan, batizada de O Chefe da Casa na Warner. Exibida nos Estados Unidos pela rede CBS, a série até entrega bons números de audiência, suficientes para mantê-la viva até a quarta temporada. Como sinal de popularidade, Man with a Plan já ganhou dois prêmios no People's Choice Awards (um para a série e outro para Matt).

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Você gostou de Órfãos da Terra?

Últimas notícias

Notícias da TV
Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook