Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SÉRIE DO GLOBOPLAY

Em Rensga Hits!, Jeniffer Dias levanta bandeira de sertanejo preto: 'Não tinha'

GLEIK SUELBE/TV GLOBO

Jeniffer Dias caracterizada como Thamyres em Rensga Hits!

Jeniffer Dias dá vida a Thamyres em Rensga Hits; personagem faz dupla sertaneja com irmão

IGRAÍNNE MARQUES

Publicado em 10/8/2022 - 6h20

A atriz Jeniffer Dias fez questão de levantar a bandeira do sertanejo preto ao comentar seu trabalho na série Rensga Hits!. Intérprete da personagem Thamyres, que na trama forma uma dupla musical com o irmão Theo (Sidney Santiago Kuanza), a artista admite que não conseguiu se lembrar de cantores do gênero que pudessem inspirá-la de imediato. "Não tinha", diz.

"Eu acho muito importante fazer um recorte porque eles são uma dupla sertaneja preta. Eu nunca vi uma dupla de sertaneja preta. Nunca tinha visto. Eu sou carioca, eu sou do samba, meu pai é do samba, e aí quando eu fiz o teste da série, me perguntaram: 'Quem do sertanejo você ama? Quem é sua referência no sertanejo?'. E aí eu fiquei pensando. Não tinha", conta a atriz na coletiva de imprensa sobre o projeto, na qual o Notícias da TV esteve presente.

"Todo esse processo foi de busca, de quem veio antes, de quem veio e a mídia não quis mostrar. Vi que tem as Irmãs Barbosa, que são duas irmãs maravilhosas, fui atrás, mandei mensagem, conversei com elas. Cascatinha e Ana, que é uma dupla sertaneja que fez sucesso lá em 1970 e 1980, e eles cantavam Índia, que é uma musica linda e pouca gente conhece", enumera Jeniffer.

A atriz também cita cantores como Rick, da dupla com Renner, e reforça que pediu licença aos artistas para construir a Thamyres a partir dessas inspirações. "Para me proteger de alguma forma e contar essa história da melhor forma possível, respeitando e reverenciando todo mundo", diz.

Quem é Thamyres

Na trama, a personagem de Jeniffer faz uma dupla sertaneja de sucesso com o irmão gêmeo, Theo. Os problemas começam a aparecer na vida da cantora quando ela descobre que, mesmo sendo a voz principal e compondo as canções, ganha menos que Theo. 

"A Thamyres é muita coisa, coisa à beça. Ela é potente, ela é uma artista sensível, grandiosa, ela é uma mulher que se valoriza, que sabe o seu tamanho, e por isso ela se escolhe, ela tem um senso de justiça muito forte, então luta pelo o que ela quer, doa a quem doer", avalia Jeniffer.

"E no meio da trajetória dela, ela descobre que ela ganha menos. E é isso que acontece e que a gente vê o tempo todo na nossa sociedade [...] E a Thamyres corre atrás dessa Justiça. Ela corre atrás do que é certo. E o que deixa ela muito triste é que o irmão dela sabia disso tudo. Então, na cabeça dela, ela já espera que outras pessoas façam a injustiça, mas o irmão dela?", continua.

A atriz explica que, na história, a situação piora porque é Thamyres a pessoa responsável, enquanto Theo vive entrando em problemas. "E ela está sempre defendendo. Mas acabou, ela não vai mais passar a mão na cabeça dele. Ela ama ele, mas ela quer que ele cresça também. Então tem esses dois lados", entrega. 

Tia Má como Carol

Maíra Azevedo, conhecida na internet como Tia Má, também está na série como Carol, a dona do bar Espetinho. Na história, a atriz revela que há um momento de rivalidade entre a protagonista Raíssa (Alice Wegmann) e Thamyres. Por ter amizade com Raíssa, ela deveria defender a personagem, mas é em Thamyres que ela se vê, justamente por também ser uma mulher preta.

"Incorreto seria Carol defender Thamires, mas se Carol fosse outra mulher. Porque Carol vai se sentir representada por Thamires. Então eu posso te dizer que eu tive que levar muito dos meus estudos, da minha consciência para o set. E isso é um peso muito grande", reflete a influenciadora.

Na sequência, Maíra explica que chegou a ser questionada, pela psicóloga, sobre as expectativas da série. A profissional queria saber se a atriz estava feliz. "A gente é cobrada muito mais. Antes de estar feliz eu estou preocupada. Porque as pessoas sempre vão cobrar da gente muito mais", afirma.

Ela destaca que as personagens da série são humanizadas, e que isso a deixa aliviada de certa forma. "As mulheres pretas nessa série são humanizadas, com falhas e com qualidades. São mulheres que existem, mulheres que a gente olha e se reconhece. São pessoas reais que a gente vai encontrar", afirma.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.