Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Miracle Workers

Depois de Jesus maconheiro, TV dos EUA cria Deus beberrão e preguiçoso

Divulgação/TBS

O ator Steve Buscemi interpreta Deus na comédia Miracle Workers, que satiriza a vida no Céu e na Terra - Divulgação/TBS

O ator Steve Buscemi interpreta Deus na comédia Miracle Workers, que satiriza a vida no Céu e na Terra

JOÃO DA PAZ

Publicado em 15/2/2019 - 5h53

Há cinco anos, a parcela conservadora e religiosa dos telespectadores norte-americanos ficou revoltada e protestou contra a caracterização de um Jesus maconheiro na comédia Black Jesus. Agora, eles têm mais um motivo para espernear: entrou no ar nesta na última terça (12) uma comédia com um Deus beberrão, preguiçoso e boca suja.

Ele é o protagonista da série Miracle Workers, do canal TBS. A atração aposta no bizarro e na fantasia para mostrar o Céu como se fosse uma empresa. Deus, interpretado por Steve Buscemi (de Boardwalk Empire), é o CEO (o diretor-executivo) da companhia e, após milhares de anos no cargo, cansou e ficou deprimido.

Cínico, o Deus de Miracle Workers é preguiçoso, vive sentado em um sofá assistindo a várias desgraças na TV, sem fazer nada para intervir. Isolado em um quarto luxuoso e movido a muita cerveja, que ele bebe na boca da garrafa, o Todo-Poderoso não perde a oportunidade de fazer uma aposta quando um anjo aparece em sua frente. Ainda por cima, Ele não freia a boca e solta todo tipo de palavrão.

Logo após a exibição do primeiro episódio de Miracle Workers, vários sites da ultradireita nos Estados Unidos condenaram a série. Bateram na tecla de que até o nome da comédia (Milagreiros, em tradução livre) engana o público, pois leva a entender que a trama trata de algo puro, celestial. O site One Million Moms alerta para o fato de a série "zombar de Deus" e sugere que pais e mães a boicotem.

Deus de Miracle Workers toma cerveja no gargalo

Contudo, esse nicho não enxerga Miracle Workers pelo seu conceito original e não percebe que a série é muito interessante e inteligente. Veículos como o jornal USA Today e a revista Rolling Stone avaliaram muito bem a atração. Essa última deu três estrelas e meia para a atração (de um máximo de cinco) e decretou: "[Steve] Buscemi não poderia fazer um Deus mais perfeito".

Miracle Workers brinca com o declínio da humanidade. Os anjos se conformaram com as maldades na Terra e o Senhor de tudo radicaliza: ordena a destruição do planeta. Doido por uma aposta, Deus entra em uma que pode lhe fazer voltar atrás. Para tanto, basta que dois anjos consigam um milagre, responder a uma súplica impossível de realizar.

Esses anjos são vividos por Geraldine Viswanathan (Eliza) e Daniel Radcliffe (Craig), ator que eternizou o bruxo Harry Potter na franquia homônima do cinema. A dupla trabalha no Departamento de Preces Atendidas, um dos vários setores do Céu que foram abandonados.

Parábolas com maconha
Em duas temporadas, Black Jesus colocou um Jesus negro no bairro de Compton, em Los Angeles. Lá, Cristo (Gerald Johnson) pregava a paz e harmonia para os moradores, enquanto, junto com seus discípulos, buscava um espaço para plantar um jardim de maconha.

Série do canal Cartoon Network, exibida na faixa de atrações para maiores chamada Adult Swim, Black Jesus deve retornar com uma terceira temporada neste ano, segundo declaração do protagonista.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.