Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

15 ANOS DO ATENTADO

De Friends a Sopranos, relembre cinco séries afetadas pelo 11 de Setembro

Divulgação/NBC

Os atores Courteney Cox e Matthew Perry em cena deletada da oitava temporada de Friends - Divulgação/NBC

Os atores Courteney Cox e Matthew Perry em cena deletada da oitava temporada de Friends

JOÃO DA PAZ

Publicado em 11/9/2016 - 9h01

O maior atentado terrorista ocorrido em território norte-americano completa 15 anos neste domingo (11). As imponentes torres gêmeas do World Trade Center, símbolo do capitalismo dos Estados Unidos, foram atacadas por dois aviões na manhã do dia 11 de setembro de 2001, em uma ação suicida coordenada pela organização Al Qaeda. De maneira mais radical ou mais sutil, muitas séries foram afetadas pelo atentado, como Friends (1994-2004) e The Sopranos (1999-2007), grandes sucessos da TV na época.

Relembre como o 11 de Setembro afetou cinco séries:

reprodução/nbc

Vinheta de abertura da comédia Friends trazia ao fundo a imagem das torres gêmeas

Friends

As torres gêmeas eram presença constante em Friends, comédia ambientada em Nova York. Elas apareciam tanto em algumas vinhetas de abertura quanto na própria série, em imagens de transição entre uma cena e outra, como acontecia com outros monumentos da cidade. Tais imagens foram cortadas a partir da oitava temporada, que estreou 16 dias depois do ataque terrorista. Nas últimas três temporadas da série, a ilha de Manhantan continuou aparecendo, mas sem as torres gêmeas no horizonte. Além disso, uma cena do terceiro episódio da oitava temporada foi cortada: Chandler (Matthew Perry) e Monica (Courteney Cox) foram impedidos de embarcar para a lua-de-mel porque Chandler fez uma piada sobre bombardear o aeroporto em que estavam. A cena está apenas no DVD.

reprodução/hbo

As torres gêmas também fizeram parte de outra vinheta de abertura: da série The Sopranos

The Sopranos

Uma das vinhetas de abertura mais elogiadas pela crítica sofreu uma sutil alteração pós-11 de Setembro. O criador da série, David Chase, teve a ideia de mostrar logo de cara que o drama sobre a máfia se passaria em Nova Jersey e não em Nova York. Assim, os 90 segundos da abertura mostram o protagonista Tony Soprano (James Gandolfini) deixando Nova York em direção a Nova Jersey, cidade vizinha. Logo no começo da vinheta, as torres gêmeas apareciam no retrovisor do carro do mafioso. Depois do atentado, a imagem foi retirada.

reprodução/fox

Em Married... with Children, cena de árabes com uma bomba relógio foi retirada de reprises

Married... with Children

Em 1994, a popular comédia Married... with Children (1987-1997), conhecida no Brasil como Um Amor de Família, exibiu um episódio em que dois homens árabes com uma bomba-relógio apareciam na casa do protagonista Al Bundy (Ed O’Neill, de Modern Family) querendo comprar o carro dele por US$ 40 _e ainda por cima pediam informação para chegarem em Sears Tower, arranha-céu famoso de Chicago. Apesar de ter sido feita sete anos antes do ataque, essa cena não tem sido exibida nos Estados Unidos em canais que reprisam a série, mas o episódio está intacto nos DVDs.

divulgação/nbc

Os atores Elisabeth Rohm e Sam Waterston na 11ª temporada de Law & Order, em 2001

Terror

Em 2001, sob a tutela de Dick Wolf (Law & Order), a NBC estava preparando uma megaprodução chamada Terror, sobre ataques da Al Qaeda em Nova York. No dia anterior ao atentado, a Variety publicou em seu site uma grande reportagem com o título Tática do Terror na NBC, dando detalhes da atração. Se tratava de uma minissérie de cinco horas de duração com os elencos das três séries da franquia Law & Order que estavam no ar: Law & Order, Law & Order: Special Victims Unit e Law & Order: Criminal Intent. As filmagens começariam no dia 24 de setembro, mas a produção foi cancelada uma semana depois do atentado.

divulgação/cbs

Elenco da série The Agency; série da CBS sobre a CIA foi polêmica e durou duas temporadas

The Agency

A rede CBS passou apuros com a série The Agency (2001-2003). O drama foi criado para contar o trabalho da CIA (agência de inteligência dos Estados Unidos), explorando as questões internacionais e a segurança do país. O primeiro episódio, programado para ir ao ar no dia 27 de setembro, abordaria a ação de um grupo de terroristas ligado a Osama Bin Laden (1957-2011), ex-líder da Al Qaeda _esse episódio foi exibido como o quinto da temporada, dois meses depois. Outro episódio polêmico, adiado duas vezes, mostrou uma ação de terroristas que espalharam uma bactéria letal em território norte-americano. The Agency teve somente duas temporadas.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.