Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

The Romanoffs

Com ex-Mad Men e Plantão Médico, produção de cinema na TV merece ser vista

Imagens: Divulgação/Amazon

Ex-Plantão Médico, Noah Wyle atua ao lado de Kerry Bishé em episódio de Romanoffs, série da Amazon - Imagens: Divulgação/Amazon

Ex-Plantão Médico, Noah Wyle atua ao lado de Kerry Bishé em episódio de Romanoffs, série da Amazon

JOÃO DA PAZ

Publicado em 20/10/2018 - 5h33

Três anos depois do fim de Mad Men (2007-2015), o produtor Matthew Weiner volta à TV com outra produção de impacto. Repleta de estrelas e com qualidade cinematográfica, em oito episódios de 90 minutos de duração, a série The Romanoffs (Amazon Prime Video) conta a história de descendentes, ou de pessoas que se dizem descendentes, da família real russa Romanov. É uma atração que merece ser vista.

Além da direção e dos roteiros de Weiner, Romanoffs tem em seu elenco nomes como Noah Wyle, ex-Plantão Médico, e uma dupla de Mad Men (John Slattery e Christina Hendricks) que compensam qualquer escorregão. Não é uma obra-prima, mas diverte e apresenta lições de moral interessantes.

Após avaliar os três primeiros episódios, os que estão até agora disponíveis aos assinantes do Prime Video (plataforma da Amazon), a mídia considerou a série apenas mediana. Ganhou a nota 56 (de 100) no site Metacritic, que compila resenhas de veículos norte-americanos. O ponto crítico apontado é a falta de consistência episódio após episódio. Uns melhores do que os outros, cada um narrando histórias diferentes.

A dica para o telespectador é se livrar de qualquer amarra e não assumir o papel de detetive dos furos de roteiro ou de caçador de defeitos. Em linhas gerais, The Romanoffs é uma boa pedida e, apesar da repercussão regular, está cotada para disputar o Globo de Ouro do ano que vem, na categoria minissérie, com American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace (Fox Premium) e Maniac (Netflix).

Lembra da Anastasia?
The Romanoffs é baseada em fatos reais. Quem já assistiu ao desenho Anastasia (1997), da Fox, conhece um pouco a história. A Revolução Russa (1917) acabou com a dinastia imperial da família Romanov, que estava no poder havia 300 anos. Os bolcheviques, simpatizantes do partido comunista que tomou o poder, receberam ordens de executar todos os integrantes da realeza.

Apenas algumas crianças foram poupadas. Teve gente que conseguiu escapar, caso da já citada Anastasia. A série da Amazon mostra pessoas ao redor do mundo que são (ou se dizem) descendentes do clã Romanov.

As particulariedades dessa fascinante e trágica história são contadas ao longo da trama. Veja o que cada um dos três capítulos até agora disponíveis apresenta (um novo episódio é liberado a cada sexta-feira):

Marthe Keller, Ines Melab e Aaron Eckhart em Romanoffs; discussão sobre identidade nacional

The Violet Hour
Elenco: Aaron Eckhart (Batman: O Cavaleiro das Trevas), Marthe Keller (Fedora)
Sinopse: O americano Greg Moffat (Eckhart) torce para a tia Anushka La Charnay (Marthe), uma descendente dos Romanov, morrer para herdar um gigante e luxuoso apartamento em Paris.

Melhor episódio, The Violet Hour expõe a xenofobia e discute identidade nacionalista em uma envolvente trama. A velha Anushka, esnobe e metida, é surpreendida ao receber em sua casa uma cuidadora muçulmana (Ines Melab), encomendada pelo sobrinho. O embate das duas dá ao telespectador a oportunidade de entender como é a relação da elite francesa com imigrantes. Com um viés cômico, o episódio traz boas reviravoltas e tem um final inesperado.

Corey Stoll e Kerry Bishé interpretam um casal em crise no segundo episódio de Romanoffs

The Royal We
Elenco: Corey Stoll (House of Cards), Kerry Bishé (Halt and Catch Fire), Noah Wyle (Plantão Médico).
Sinopse: Um casal, cujo marido acredita ser descendente da família Romanov, passa por uma crise e usa a terapia para salvar o casamento. 

Também com pitadas de comédia, o episódio destrincha a má fase de um romance que esfriou após o casamento. Uma viagem em um cruzeiro para celebrar a dinastia dos Romanov seria a última cartada para tentar reavivar o amor. Tudo muda quando Michael Romanoff (Stoll) decide não ir, o que faz sua mulher, Shelly (Kerry), embarcar no navio sozinha.

A bordo, ela encontra Ivan (Wyle). E Michael, em terra firme, também conhece uma jovem misteriosa (Janes Montgomery). The Royal We mostra se o tempo que marido e mulher passam afastados um do outro pode ser a solução para salvar o casório.

Christina Hendricks e Isabelle Huppert vivem atriz e diretora que filmam uma série na Áustria

House of Special Purpose
Elenco: Christina Hendricks (Mad Men), Jack Huston (Boardwalk Empire), Paul Reiser (Mad About You), Isabelle Huppert (Elle).
Sinopse: Uma estrela do cinema topa fazer uma série sobre o fim dos Romanov, dirigida por uma mulher que acredita ser da família real russa.

Aqui, o tom de suspense e terror predomina. A famosíssima atriz Olivia Rogers (Christina) topa fazer uma série na Áustria, sob a direção da temperamental francesa Jacqueline (Isabelle). Elas entram em colisão porque a diretora é bipolar, às vezes leva o trabalho a sério, por contar a trajetórias dos seus antepassados, e em outras oportunidades é relaxada no comando da atração.

Por mais que seja um episódio lento, vale a atenção do telespectador por ser aquele que mais se dedica a contar quem eram, de fato, os Romanoffs.

Quem vem por aí
A lista dos atores que estarão nos próximos episódios de Romanoffs inclui Amanda Peet (The Good Wife), Jon Tenney (The Closer), Diane Lane (Infidelidade, O Homem de Aço), Ron Livingston (Band of Brothers), Andrew Rannells (Girls), David Sutcliffe (Gilmore Girls) e Kathryn Hahn (Transparent).

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.