Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

IRMÃS?

Cinco anos após estreia, Fleabag vira versão gringa da Vani de Os Normais

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO E PRIME VIDEO

Montagem com a atriz Fernanda Torres (à esq.) em Os Normais, sorrindo, e a atriz Phoebe Waller-Bridge em Fleabag, assustada

Fernanda Torres em Os Normais e Phoebe Waller-Bridge em Fleabag; comparadas por fãs

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 16/9/2021 - 6h35

Há cinco anos, estreava Fleabag (2016-2019), criada e protagonizada por Phoebe Waller-Bridge. Após duas temporadas, a série se tornou um fenômeno, um sucesso de crítica e uma produção premiada. Nas redes sociais, no entanto, a personagem Fleabag tem sido comparada a outra "doidinha": a Vani, de Os Normais (2001-2003).

A protagonista da série britânica é uma mulher solteira, que vive seus percalços na vida profissional, na família e principalmente na vida amorosa, com encontros e desencontros com seus pretendentes (um deles é um padre). 

Já Vani é uma mulher casada com Rui (Luiz Fernando Guimarães), que também vive situações complicadas com colegas de trabalho, familiares e amigos. Mas seu foco principal são as paranoias e as confusões que vive com o marido. 

No entanto, mesmo separadas por muitos anos de distância e diferenças socioeconômicas, Vani e Fleabag ainda são bastante parecidas. Os fãs das séries têm reparado e compartilhado nas redes sociais diversas cenas e momentos dos episódios em que uma lembra a outra. 

Uma semelhança muito clara é o fato de as duas quebrarem a quarta parede. Essa expressão remete ao momento em que elas não só dialogam e interagem com os demais personagens, mas olham e falam também para a câmera, como se estivessem se dirigindo ao telespectador. Elas sabem que têm um interlocutor, que estão contando suas histórias para alguém do outro lado, que as observa e é cúmplice das situações. 

Tanto Vani quanto Fleabag também se assemelham pela temática sexual. Ambas são mulheres que gostam de sexo e não têm vergonha de fazer e falar sobre o assunto. Boa parte de suas histórias é permeada por isso, tanto nos momentos cômicos quanto nos mais eróticos ou sérios. 

Finalmente, é claro que Vani e Fleabag entregam a comédia que o público deseja ao dar play em seus episódios. Ambas as atrizes, Phoebe Waller-Bridge e Fernanda Torres, são muito divertidas e idolatradas por suas performances.

A britânica é um tanto mais contida em seu humor, enquanto a brasileira, com texto de Fernanda Young (1970-2019) e Alexandre Machado, é muito mais escrachada. São estilos de comédia diferentes, mas ainda assim o público as coloca em comparação. 

No Twitter, fãs brasileiros compartilham muitas cenas soltas de Os Normais, e há até perfis só para divulgar este acervo. Muitos usuários, inclusive, são mais jovens, não assistiram Os Normais há 20 anos e estão conhecendo a atração agora. Em várias sequências, eles encontram alguma semelhança com Fleabag e contrapõem as duas. Confira:

Tanto Fleabag quanto Os Normais estão disponíveis em plataformas de streaming. As duas temporadas da série britânica estão no Prime Video, enquanto a sitcom brasileira pode ser vista na íntegra, com três levas de episódios, no Globoplay. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.