Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NA NETFLIX

Camila Queiroz confessa surto com série de De Volta aos 15: 'Reagi como fã'

Divulgação/Netflix

Camila Queiroz nos bastidores das gravações de De Volta aos 15

Camila Queiroz nos bastidores das gravações de De Volta aos 15, nova série nacional da Netflix

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 27/2/2022 - 6h40

Nova série nacional da Netflix, De Volta aos 15 é inspirada no livro homônimo escrito por Bruna Vieira que se tornou um best-seller e reúne milhões de fãs por todo o Brasil. Entre os admiradores da obra está Camila Queiroz, a escolhida para dividir o protagonismo da adaptação com Maisa Silva.

Camila, assim como a versão mais velha da protagonista Anita, viveu a sua adolescência nos anos 2000 e não apenas era fãs dos livros, como, também, visitava o blog criado pela autora. Por isso, antes mesmo de fazer parte da adaptação da Netflix, ela já era admiradora da trama.

Por ter tanto carinho pela obra original, Camila ficou em êxtase com a notícia de que De Volta aos 15 se tornaria uma série de TV. Para aumentar ainda mais o surto, ela recebeu o convite para interpretar justamente Anita, a protagonista.

"Sou fã da Bruna [Vieira] há muito tempo. Sempre acompanhei o blog, a acompanhava nas redes sociais. Quando me convidaram para o projeto, reagi primeiro como fã: 'Meu Deus, não acredito que vai virar série!'. E depois pensei: 'Caramba, vou ser a Anita, que responsabilidade'. Fiquei muito envolvida, animada e com muita vontade de fazer", contou a atriz em bate-papo com jornalistas do qual o Notícias da TV participou.

Segundo Camila, sua empolgação com o projeto foi ainda maior pela oportunidade de dar vida a um personagem de livro que habita o imaginário dos fãs há muito tempo.

É a primeira vez que interpreto o personagem de um livro e que já existe na cabeça das pessoas. É um livro best-seller, tem seu peso e responsabilidade. Precisei administrar esses dois lados: o de fã e atriz. Foi tudo muito legal.

Na série, Camila divide o protagonismo com Maisa, responsável por interpretar Anita aos 15 anos. Por ser de outra geração, a ex-funcionária de Silvio Santos não acompanhou o blog de Bruna nos anos 2000, mas teve a oportunidade de ler os livros que inspiraram a série e se tornar mais uma integrante do grupo de fãs da franquia.

"Li os livros em 2020 e acho que o fiz em dois ou três dias. A história é muito cativante e envolvente, foi um dos motivos que me fez cair de cabeça no projeto. Sou fã do trabalho da Bruna e, depois de ler os roteiros, não queria mais parar. Eu me empolgava gravando e queria saber o que ia acontecer no episódio seguinte. Se eu, que fiz o projeto, senti isso, imagine os fãs", acrescentou Maisa.

Na trama de De Volta aos 15, Anita é uma jovem de 30 anos infeliz com a vida e com suas escolhas, mas ganha a oportunidade de alterar o rumo ao viajar de volta para 2006, época na qual tinha ainda estava com 15. No passado, ela aproveita sua maturidade para recriar seus passos e redefinir a sua adolescência e a de seus amigos.

Questionadas se gostariam de ter a mesma oportunidade da personagem para alterar alguma coisa em suas vidas, as duas atrizes não titubearam.

"Com certeza mudaria alguma coisa aqui e ali. Não tem como, é uma segunda chance de viver com pessoas que você ama. Então, sim, eu interferiria em algumas coisas", revelou Maisa.

Acho que não. Talvez um pouco, mas depende do que aconteceria. Se hoje eu voltasse aos meus 15 anos, agiria diferente, me sentiria mais livre, menos julgada e julgaria menos. Me daria a chance de ser um pouquinho mais, me jogar e viver mais.

Na visão da eterna Angel de Verdades Secretas, sua adolescência acabou sendo mais "série" do que o normal pela necessidade de amadurecer. Camila deixou a casa dos pais no interior aos 15 anos para trabalhar como modelo e viver sozinha em São Paulo.

"Aconteceram tantas coisas na minha vida nessa época que fui um pouco fria. Hoje faria tudo com um pouco mais de leveza, me divertiria um pouquinho mais. Por isso, consequentemente, alteraria alguma coisa, mas não nada por vontade própria. Acho que naturalmente as coisas se modificariam um pouquinho", completou.

DIVULGAÇÃO/netflix

Pedro Vinícius e Alice Marcone

Pedro Vinícius e Alice Marcone

Diversidade importa

Tema em alta na cultura pop nos últimos anos, a diversidade tem um peso importante na trama de De Volta aos 15. Cesar (Pedro Vinícius), um dos melhores amigos da versão jovem de Anita (Maisa), é gay e sofre bullying por sua sexualidade. No futuro, o personagem se apresenta como uma mulher trans chamada Camila (Alice Marcone, também roteirista da série).

Para Maisa, o fato de a série abordar questões como gênero e diversidade de uma forma muito natural é um dos grandes méritos da produção. Na visão da atriz, a falta desse tipo de narrativa para jovens de 13 a 15 anos atrapalha na forma como pessoas enxergam tais assuntos.

Conversava com meus colegas de elenco sobre como nós deveríamos ter assistido produções como esta aos 13, 14 ou 15 anos. Aprenderíamos sobre estes temas com leveza, principalmente questões de gênero e sexualidade. A gente aprendeu pela internet, e não vendo filmes e séries. A ficção tem o poder de mudar e ensinar as pessoas. E que isso sirva para outras produções colocarem representatividade da mesma maneira leve, fluida e sem ser clichê.

Camila corroborou com a opinião da amiga e ainda citou uma experiência de sua vida pessoal sobre como o contato com estes temas na adolescência seria importantíssimo para outras pessoas.

"Tive um amigo de infância que sofreu muito por não saber lidar com a própria sexualidade. Se a gente tivesse tido acesso a conteúdos como esse na quarta série, com certeza ele teria tido uma vida com menos traumas", finalizou a atriz.

Todos os episódios da primeira temporada de De Volta aos 15 estão disponíveis no catálogo da Netflix. Assista ao trailer abaixo:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.