CARNIVAL ROW

Bruxas, criaturas mágicas e até incesto: Amazon lança sua Game of Thrones

Fotos: Divulgação/Amazon Prime Video

Os atores Cara Delevingne e Orlando Bloom se cumprimentam em meio a bagunça em cena da série Carnival Row

Cara Delevingne e Orlando Bloom são os protagonistas de Carnival Row, estreia da Amazon nesta sexta (30)

LUCIANO GUARALDO, de San Diego - Publicado em 30/08/2019, às 05h09

Saudades de Game of Thrones? O Prime Video, serviço de streaming da Amazon, lança nesta sexta (30) sua primeira tentativa de conquistar o público órfão de Westeros. A estreante Carnival Row tem muito do que transformou a produção da HBO em fenômeno: criaturas mágicas, bruxaria, muito sexo, ação... até incesto tem vez na nova série de fantasia.

O drama se passa em um mundo no qual homens dividem espaço com fadas, trolls, centauros e outros seres mitológicos. Porém, essas criaturas são vistas como inferiores e viram serviçais dos humanos, ou ocupam empregos rejeitados pela classe superior --uma crítica nada sutil à imigração e à xenofobia.

A fada Vignette (a top model Cara Delevingne) e o policial Rycroft Philostrate (Orlando Bloom, de Senhor dos Anéis) são os protagonistas. No passado, os dois tiveram um romance tabu, pois são seres de diferentes espécies. Seus caminhos se cruzam novamente em um momento decisivo, no qual todos os não-humanos estão sofrendo perseguição e são reprimidos em um gueto, o tal Carnival Row.

Ao mesmo tempo em que precisa lidar com o afloramento de todos os sentimentos reprimidos por Vignette, Rycroft é escalado para investigar uma série de assassinatos brutais, aparentemente cometidos pelo mesmo criminoso. Assim, a série consegue misturar suspense com cenas de ação, tudo emoldurado por um universo fantástico, brutal e cru --palavrões e corpos nus são frequentes.

Um segundo arco narrativo de Carnival Row acompanha a família Breakspear, que governa o país fictício onde a história se passa. O chanceler Absolom (Jared Harris, de Chernobyl) tenta controlar a revolta de humanos contra as outras espécies, ao mesmo tempo em que luta para manter sua influência política sobre os colegas.

Já sua mulher, a mística Piety (Indira Varma, a Ellaria Sand de Game of Thrones), batalha para concretizar uma previsão que recebeu anos antes de uma bruxa, de que seu inútil filho Jonah (Arty Froushan, de Knightfall) vai se tornar um grande homem.

Imogen (Tamzin Merchant) e Agreus (David Gyasi) são a dupla mais interessante do drama


Ascensão social e preconceito

A história mais interessante de Carnival Row, porém, é a menos trabalhada na primeira temporada. Gira em torno dos irmãos aristocratas Imogen (Tamzin Merchant) e Ezra Spurnrose (Andrew Gower), que estão perdendo a fortuna após a morte do pai. A sorte deles começa a mudar quando um morador se muda para a casa vizinha; mas os mimados se chocam ao descobrir que o novo-rico é um fauno.

Agreus (David Gyasi) é meio homem, meio cabrito, mas conseguiu fazer fortuna em uma sociedade que despreza sua espécie. Interessada em salvar os bens de sua família, Imogen se aproxima do fauno e faz um acordo: ela o ajudará a ser aceito pelos ricaços; em troca, ele investirá em uma aventura financeira de Ezra.

A história, digna dos livros da inglesa Jane Austen (1775-1817), ganha contornos fantásticos por escancarar o preconceito da alta sociedade. Apesar de podre de rico, Agreus é desprezado pela elite por sua aparência diferente, e Imogen começa a sentir isso na pele ao ser vista ao lado dele em eventos sociais.

A primeira temporada de Carnival Row conta com oito episódios que têm, em média, 50 minutos cada. Confiante na produção, o Prime Video renovou o projeto para um segundo ano antes mesmo de sua estreia. É uma atração com a cara que a Amazon deseja para seu streaming: produções grandiosas, que consigam um grande público, ao invés de séries cult que até recebem prêmios, mas não são vistas.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Você gostou de Órfãos da Terra?

Últimas notícias

Notícias da TV
Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook