Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

INDÚSTRIA REABERTA

Autoridades pedem que Hollywood evite cenas de sexo e de luta na pandemia

Divulgação/NBC

Com uniforme de policial, Sophia Bush inclina o rosto para beijar o loiro Jesse Lee Soffer em cena de Chicago P.D.

Jesse Lee Soffer e Sophia Bush perto de se beijarem em Chicago P.D.; cenas como essas serão raras na nova Hollywood

JOÃO DA PAZ

Publicado em 12/6/2020 - 14h15

Após três meses parada, Hollywood reabre nesta sexta (12). Produções da TV e do cinema podem retomar as gravações, desde que obedeçam um protocolo rigoroso de recomendações sanitárias, como evitar cenas de sexo, beijo e lutas durante a pandemia. O departamento de saúde pública de Los Angeles "desencoraja" qualquer contato físico.

Em um documento de 12 páginas divulgado ontem (11), as autoridades de saúde da cidade californiana determinaram dezenas de exigências para que a indústria de entretenimento americana volte à ativa. Algumas diretrizes corroboram as sugestões feitas na proposta das produtoras e dos estúdios, publicada no começo do mês.

O protocolo para Hollywood tem questões básicas de saúde que estão na ponta da língua de toda a população mundial no combate ao novo coronavírus (Covid-19), como manter distância de outra pessoa (dois metros, no mínimo) e higienizar as mãos com frequência, com água e sabão ou álcool em gel.

Porém, as recomendações vão além. Tratam, por exemplo, do fim do bandejão. Nada de comida para todo mundo, com várias pessoas pegando em utensílios de cozinha. Cada um deve trazer sua própria refeição e com um detalhe: não pode dividi-la com ninguém, e acabou aquele cafezinho comunitário.

Séries que são gravadas em estúdios fechados, com público, devem controlar a entrada de cada pessoa com rigor, checando temperatura corporal e caprichando na higiene. A distância de dois metros tem de ser obedecida em qualquer plateia (incluindo reality shows, por exemplo).

A limpeza de tudo, seja de cenário, câmeras, microfones e etc., deve ser realizada diariamente. Até veículos, como caminhões e vans que entram em uma área de gravação, precisam passar por uma dedetização.

Há uma solicitação para evitar gravações de cenas de madrugada. O horário recomendado para os trabalhos é das 7h até 22h, sempre que possível. Durante o expediente, um confinamento será implantado. Ninguém pode sair do local das gravações, mesmo que não esteja fazendo nada. Todo mundo chega e sai junto.

O próprio ator terá de manusear os produtos de maquiagem e de figurino. A prioridade é essa. Ajuda de assistentes só se não tiver outra possibilidade. Se chegar a esse ponto, ator e maquiador devem manter a boca fechada. A fofoca que rola solta nessas sessões terá de ser descartada.

A produção precisa dar um jeito de digitalizar os roteiros para todos, nada de papel. Uso de máscara a todo instante, menos durantes as cenas, obviamente, além da lavagem de mãos na hora de entrar diante das câmeras e depois.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.