Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PANDEMIA

Bispo Edir Macedo recebe alta após internação para tratar coronavírus

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Três imagens do bispo Edir Macedo, em montagem, retiradas de vídeo publicado nas redes sociais nesta sexta

O bispo Edir Macedo em montagem fotográfica a partir de vídeo publicado nas redes sociais nesta sexta

DANIEL CASTRO

Publicado em 12/6/2020 - 9h19
Atualizado em 12/6/2020 - 12h38

Dono da TV Record e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, o bispo Edir Macedo, 75 anos, foi internado na última segunda-feira (8) no Hospital Moriah, também de sua propriedade, em São Paulo. Ele recebeu alta hoje (12), após supostamente se tratar com hidroxicloroquina. Exames confirmaram que ele se contagiou com o novo coronavírus (Covid-19).

"Tomei todos os medicamentos indicados pelos médicos, entre eles a hidroxicloroquina, e estou bem", afirmou o fundador da IURD ao portal R7, que pertence ao seu conglomerado de mídia, em nota replicada no site oficial da igreja.

Macedo foi atendido pela equipe coordenada pelos médicos Leandro Echenique e  Ricardo Teixeira, conforme a Universal, e respondeu muito bem ao tratamento. "Ele evoluiu sem intercorrências, apresentou uma ótima evolução clínica e se recuperou totalmente", explicou Echenique ao portal da Record.

Em março, Macedo afirmou em culto da Igreja Universal que o novo coronavírus é "tática do Satanás" e que seus fiéis não deveriam se preocupar, porque seus efeitos seriam apenas de uma gripe comum. 

"Meu amigo e minha amiga, não se preocupe com o coronavírus. Porque essa é a tática, ou mais uma tática, de Satanás. Satanás trabalha com o medo, o pavor. Trabalha com a dúvida. E quando as pessoas ficam apavoradas, com medo, em dúvida, as pessoas ficam fracas, débeis e suscetíveis. Qualquer ventinho que tiver é uma pneumonia para elas", disse o aliado do presidente Jair Bolsonaro em vídeo transmitido no Facebook.

Os rumores de que Edir Macedo teria contraído o vírus, que já matou mais de 41 mil pessoas no Brasil, surgiram na quinta-feira (11), em um post do jornalista Erlan Bastos.

Bispo fez culto no domingo

O bispo Edir Macedo tem um "histórico de atleta". Cultua o hábito de se exercitar duas horas por dia, com corridas e musculação. Quando viaja ao exterior, costuma correr ao ar livre. Tanto esforço tem uma justificativa: ele é diabético, e exercícios ajudam a baixar a glicemia.

Segundo pessoas ligadas a Macedo, ele celebrou cultos normalmente na semana passada, inclusive no último domingo. Suas reuniões no Templo Salomão, em São Paulo, têm juntado até 2 mil pessoas. A igreja, onde cabem 10 mil, está com lotação restrita por causa da crise sanitária.

Durante a internação no Hospital Moriah, Macedo gravou vídeos normalmente, como se não estivesse hospitalizado, para não levantar suspeitas. Mas as imagens de mensagem publicada no Youtube nesta sexta não deixam dúvidas de que ele está debilitado. Confira:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.