Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VITÓRIA: A VIDA DE UMA RAINHA

Atriz de Doctor Who sofre para conseguir o papel da rainha Vitória em série de TV

Fotos: Divulgação/ITV/PBS

Famosa por papel em Doctor Who, Jenna Coleman trocou a ficção científica pelo drama Vitória - Fotos: Divulgação/ITV/PBS

Famosa por papel em Doctor Who, Jenna Coleman trocou a ficção científica pelo drama Vitória

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 4/1/2018 - 6h10

Lançada em agosto de 2016, a série Vitória: A Vida de Uma Rainha conta a trajetória daquela que é considerada a monarca mais importante da história do Reino Unido, governado por ela durante quase 80 anos, de 1837 até a virada do século 20. Para assumir o papel, a atriz Jenna Coleman batalhou bastante: fez aulas de valsa, piano e montaria. Em compensação, teve acesso aos diários pessoais de Vitória, até mesmo às páginas proibidas ao grande público.

Acostumada às aventuras espaciais da ficção científica Doctor Who, na qual interpretou a destemida Clara Oswald, Jenna teve de voltar no tempo para entrar no clima do século 19. Roupas de época e cenários suntuosos viraram rotina para a atriz, que até foi considerada bonita demais para interpretar Vitória.

Mas os perrengues não acabaram na preparação para o papel: Jenna teve de usar lentes de contato azuis durante toda a gravação, já que seus olhos são naturalmente castanhos. E uma cena em particular precisou ser refeita 50 vezes _tudo por causa de um pássaro enxerido que insistia em atrapalhar.

Inicialmente prevista para ser uma minissérie de oito episódios, a produção fez tanto sucesso que ganhou uma segunda temporada e já foi renovada para uma terceira. Exibidos com exclusividade no GNT Play, os dois anos da série estão disponíveis no Now, sem custo adicional, para assinantes da Net e da Claro TV. São uma bela pedida para quem gostou de The Crown.

Confira cinco curiosidades sobre Vitória: A Vida de Uma Rainha:

Jenna precisou aprender conceitos básicos de piano para interpretar a rainha britânica Vitória

Esforço monárquico
Para interpretar a monarca, Jenna Coleman teve uma preparação digna de realeza. Em quatro semanas intensas de laboratório, aprendeu a cavalgar, a dançar valsa e a tocar sinfonias de Beethoven no piano. "É um desafio, mas é muito divertido! Ela é uma das personagens mais fascinantes da história do Reino Unido e eu estou adorando interpretá-la", empolgou-se a atriz, em entrevista ao Daily Mail.

Jenna (em cena com Tom Hughes) usou lentes de contato azuis para ocultar olhos castanhos

Bonita demais?
Apesar de todo o esforço, alguns espectadores da série ainda detonaram a escolha de Jenna Coleman para interpretar Vitória. E não foi uma crítica ao talento dela. Segundo parte do público inglês, a atriz é bonita demais para viver a rainha, que ficou conhecida por ter uma aparência muito comum.

"Certamente, Jenna é bela demais para ser Vitória. Ela não era exatamente estonteante, era?", alfinetou June Bernicoff, estrela do reality show Gogglebox. Além de se "enfear" um pouco, Jenna precisou usar lentes de contato azuis para representar fielmente a cor dos olhos da rainha.

Leitura de diários pessoais da rainha fizeram Jenna perceber que Vitória era muito solitária

Diários liberados
Tanta dedicação também rendeu algumas regalias para Jenna: ela teve acesso aos diários escritos pela própria rainha. Parte deles estão disponíveis ao público britânico pela internet, mas a atriz conseguiu ler até mesmo algumas das passagens "bloqueadas" ao grande público.

A leitura, disse ela ao jornal Daily Mirror, foi fundamental para entender Vitória. "Você sente melhor como era o ritmo cotidiano dela. São pequenas observações que ajudam a compor o cenário completo. Por exemplo, ela tomava café da manhã sozinha. O trono pode ser um lugar muito solitário", analisou.

Jenna e Tom na cena em que Albert pede Vitória em casamento: um pássaro atrapalhou tudo

Pedido infernal
Em um dos momentos mais românticos da série, o príncipe Albert (Tom Hughes) pede Vitória em casamento. Para os atores, porém, a cena não teve nada de apaixonante. "A gravação foi um pesadelo. Um pássaro estava no teto e, toda vez que eu fazia o pedido, ele começava a piar, uns barulhos insuportáveis. Tivemos que tentar umas 50 tomadas até que desse certo", contou Tom Hughes ao site Express.

Tom Hughes e Jenna Coleman sem os figurinos: romance da ficção migrou para a vida real

Entre tapas e beijos
Vitória e Albert tiveram uma relação tumultuada, representada na série em muitas brigas do casal real. Para fazer jus às cenas, Jenna e Tom criaram uma dinâmica especial: "Quanto mais rápido a gente gravava, melhor o resultado. Quase não tinha ensaio, a gente pegava o roteiro e fazia. Para ter o fogo, o calor do momento, você precisa de espontaneidade", revelou a atriz ao Mirror.

A química dos dois atores deu tão certo que o romance da ficção migrou para a vida real: eles assumiram o romance e estão morando juntos desde setembro de 2016.

Notícias da TV Recomenda

Vitória: A Vida de uma Rainha

Vitória: A Vida de uma Rainha

Ficha técnica: Drama, Inglaterra, 2016. Criação: Daisy Goodwin. Elenco: Jenna Coleman, Tom Hughes, Peter Bowles, Eve Myles, Rufus Sewell. Disponível no Now.

Sinopse: Monarca mais importante do Reino Unido, a rainha Vitória (Jenna Coleman) é tema de uma série que mostra seu reinado a partir da chegada ao trono, aos 18 anos, e seu relacionamento com o primeiro-ministro Lord Melbourne (Rufus Sewell) e o casamento com o príncipe Albert (Tom Hughes). Suas duas únicas temporadas (até agora) só estão disponíveis em vídeo sob demanda.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.