Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

YAYA DACOSTA

Atriz de Chicago Med reclama de fotos suas em notícias sobre Covid-19

DIVULGAÇÃO/NBC

A atriz Yaya DaCosta caracterizada como a enfermeira April na série da NBC

Yaya DaCosta é a enfermeira April na série da NBC; atriz criticou escolha de fotos como abre de reportagens

KELLY MIYASHIRO

kelly@noticiasdatv.com

Publicado em 1/10/2020 - 9h20

Estrela da série Chicago Med, Yaya DaCosta reclamou de vários tablóides norte-americanos por usarem fotos suas e do ator Brian Tee nas notícias sobre a paralisação das gravações após uma pessoa da equipe ser infectada pela Covid-19. A atriz alegou que a associação de um asiático e uma negra à doença foi insensível e perigosa.

Em uma longa carta publicada no Instagram, a intérprete de April direcionou sua crítica ao site Deadline, que foi o primeiro a publicar que Chicago Med teria que ficar duas semanas sem produzir por medida de segurança. Na legenda da publicação, ela citou o jornal Chicago Tribune, e as revistas People e Variety por reproduzirem o mesmo tipo de foto. 

"Uma carta aberta a quem possa interessar no Deadline. Ontem, após voltar para casa do set de Chicago Med, chamou a minha atenção o seu artigo exclusivo da decisão da produção de paralisar as gravações por duas semanas enquanto enfrentamos o desafio de criar conteúdo durante uma pandemia", começou a artista. 

"[Logo] Abaixo de uma foto dos personagens Ethan Choi (papel de Tee) e April Sexton, estava a palavra 'exclusivo'. Um dos benefícios de ser o primeiro veículo a publicar uma história é poder estabelecer o tom para outras publicações que vão reproduzi-la, assim como para seus leitores." 

"O tom que você estabeleceu, escolhendo aquela específica imagem para ser publicada junto a um artigo sobre o novo coronavírus, foi bastante insensível e, honestamente, perigosa", criticou DaCosta. 

"Nestes tempos inflamáveis, que a segurança de asiáticos americanos vem sendo ameaçada pela desinformação, multidões preconceituosas, e quando afroamericanos estão morrendo da doença em números desproporcionais devido ao sistema racista, o poder da mídia deve ser levado a sério e tratado delicadamente", explicou Yaya.

Em seguida, a atriz ainda disse que o portal de notícias poderia muito bem ter escolhido uma foto de outros atores do elenco, ou até mesmo imagens genéricas de divulgação de Chicago Med. Para ela, a associação de um ator asiático e uma atriz negra ao vírus foi fruto de um pensamento enviesado e preconceituoso, mesmo que desproposital. 

"A sua escolha de não usar uma foto neutra do vasto catálogo de imagens, que, aliás, no curso das últimas cinco temporadas, disponibilizou uma pesada representação branca no nosso elenco de raças diversificadas, é um endosso traiçoeiro de uma narrativa que está sendo usada para dividir ainda mais nosso país nestes tempos incertos", afirmou a funcionária da NBC. 

"Eu sou uma grande apoiadora do Deadline e hoje estou muito desapontada e desanimada. Quero imaginar que foi mesmo um descuido, e quero convidar vocês, e jornalistas de todos os cantos, a usar esse momento para fazer um mergulho profundo. Aliás, todos os americanos, todos nós, vamos examinar o que o nosso subconsciente programado está rodando na nossa psique." 

"Ao trazer essas alfinetas das sombras à luz, identificando o medo que nos foi imposto por uma sociedade desatualizada, podemos ser mais intencionais sobre o novo mundo que estamos criando agora, juntos", concluiu a afro-americana.

Após a carta de Yaya DaCosta, o Deadline e a People trocaram as fotos usadas nas reportagens. O jornal utilizou uma imagem genérica de divulgação da série, enquanto a revista optou por uma imagem dos personagens Dr. Daniel Charles (Oliver Platt) e Dr. Will Halsted (Nick Gehifuss), interpretados por atores brancos.

 Confira a publicação de Yaya DaCosta: 

View this post on Instagram

Thank you in advance for doing the work. @deadline @people @variety @chicagotribune #Everyone #You #Me #Us

A post shared by Yaya (@yayadacosta) on


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.