Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

SPYDERS

Astros de série teen israelense passam por 'teste de feições neutras'; entenda

Divulgação/Nickelodeon

Atores de Spyders fazem pose como se estivessem se preparando para lutar em foto promocional da série

Elenco principal da série Spyders, produção de Israel exibida mundialmente pela Nickelodeon

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 28/4/2021 - 6h50

Sucesso entre o público infantojuvenil da Nickelodeon, a série Spyders poderia se passar facilmente por mais uma produção norte-americana do canal pago, apesar de ser gravada em Israel, com equipe e elenco locais. É que a atração esconde qualquer referência que possa remeter ao país de origem. Os atores enfrentaram até um "teste de feições neutras" para conseguirem seus papéis.

"Como a série é feita para a Nickelodeon do mundo todo, nós tivemos que ser aprovados pelos executivos internacionais da Viacom também. Todos os atores precisavam ter um visual que combinasse um pouco com a população do mundo inteiro", entrega a protagonista Kim Or Azulay, que vive Nikki, ao Notícias da TV.

"É um processo muito longo quando envolve uma marca internacional assim, um comitê da Viacom e da Nickelodeon teve de aprovar cada um deles. Em uma série que vai ser exibida globalmente, você quer rostos e personagens que funcionem nos cinco continentes", explica Michal Cooper Keren, criadora e roteirista da série.

Spyders conta a história dos irmãos Nikki (Kim), Daniel (Amit Hechter) e Tommy (Jonathan Gotlib), que levam uma vida comum até descobrirem que seus pais são espiões. Eles, então, acabam entrando na espionagem também e tentam impedir os planos dos vilões, ao mesmo tempo em que vivem os conflitos típicos da sua faixa etária, com namoros, conflitos e diversão.

Conciliar o lado adolescente com missões ultrassecretas ajuda a prender o público. Afinal, há elementos para quem gosta de ação, romance, aventura e suspense. Tudo isso com muitos dramas familiares.

"Isso dá aos personagens algo mais real. Não é só espionagem, cumprir missões, é a vida real, eles continuam sendo crianças. E isso é a coisa mais bonita para mim. Eles têm problemas normais de adolescentes também", valoriza Amit.

"É uma das razões pelas quais as pessoas se conectam com a série, eles sentem que se encontram nos personagens. A criança que gosta de jogar videogame se identifica com Daniel, a que quer ser ator se vê no Tommy, a garota que sofre bullying por jogar futebol se conecta com a Nikki", completa Kim.

Cenários e temas globais

Não são apenas os atores de Spyders que tiveram de passar pelo teste da neutralidade. Os roteiros também são escritos de maneira que nada remeta a Israel. Feriados, elementos culturais e religiosos, até prédios cuja arquitetura fuja da tradicional estão fora de questão. Citar uma cantora pop que só faça sucesso na região, então, nem pensar!

"Nós não mostramos nada que identifique Israel, não há placas na rua, nada em hebraico, não gravamos em regiões onde há muitas lojas. Eu tento escrever cenas em locações neutras, que poderiam ser em qualquer lugar do mundo: uma lanchonete, um hotel, um lago, um parque", enumera Michal.

"E não falamos da cultura local, nem da religião. Em Israel temos situações muito características, aos 18 anos os jovens precisam ir para o Exército, não citamos isso porque não é algo que acontece no mundo todo. Falamos de crianças sendo crianças em qualquer lugar."

Para manter a universalidade da trama, as missões em que os irmãos se metem sempre têm uma pegada ecológica. "Escolher um tema ambiental era importante para nós porque queríamos uma história que qualquer um pudesse entender. O meio ambiente é importante para crianças do mundo todo, se você vive no Brasil ou na Europa, a natureza afeta o cotidiano de todos", explica a criadora à reportagem.

Depois de tantos cuidados, o sucesso também é universal. "Nós recebemos mensagens no Instagram e no TikTok do mundo todo. Já falei com fãs do Brasil, do México, da Rússia, o amor que recebemos, não só de Israel, mas do mundo todo, é incrível", valoriza Amit.

"É incrível porque Israel é um país pequeno, temos nosso público aqui, eu conheço meus fãs de perto. E de repente, ter sua série exibida no mundo todo, em idiomas diferentes, da Rússia ao Brasil, é algo que você não consegue mensurar. Espero que, quando a pandemia acabar, a gente possa viajar o mundo e conhecer os nossos fãs, ir além das redes sociais", torce Kim.

"Acho que eu poderia passar uns dias no Rio de Janeiro, por que não? Parece bem divertido (risos)", brinca Jonathan, o caçula dos irmãos na ficção.

A Nickelodeon exibe capítulos inéditos da segunda temporada de Spyders de segunda a sexta-feira, às 19h. As próximas duas levas de episódios já foram confirmadas e começam a ser gravadas em julho em Israel --ainda não há previsão de estreia.

Confira o trailer de apresentação da série:


Leia também

Enquete

Você gostou dos primeiros capítulos de Verdades Secretas 2?

Web Stories

+
Como aconteceu acidente com Alec Baldwin que matou fotógrafa no set de novo filmeCinco casais que se formaram no Casamento às Cegas Brasil e você não sabiaElenco de Verdades Secretas 2: Conheça os novos personagens da novelaOutubro Rosa: Conheça cinco famosas que venceram o câncer de mamaAlém de José de Abreu: Sete atores brasileiros que se aventuraram na política

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas