Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Adeus a Luke Perry arrasa elenco de Riverdale: 'Ninguém queria gravar o episódio'

Divulgação/The CW

Os atores Luke Perry e Molly Ringwald em cena da série Riverdale, exibida no Brasil pelo canal Warner

Luke Perry (Fred) e Molly Ringwald (Mary) em cena de Riverdale: despedida do ator vai ao ar na quarta (9)

LUCIANO GUARALDO, de Nova York

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 7/10/2019 - 5h10

Fenômeno entre o público adolescente, a série Riverdale estreia nova temporada nesta quarta (9) com um momento triste: os personagens vão se despedir de Fred Andrews, personagem de Luke Perry (1966-2019), que morreu no início de março. A homenagem ao ator mexeu com o resto do elenco. "Ninguém queria gravar esse episódio. É lindo, tão bem escrito, mas foi muito difícil atuar nele", desabafa Skeet Ulrich, intérprete de FP Jones.

"Foi muito difícil para todos nós, de alguma maneira, ter de reviver na ficção algo que já tinha sido incrivelmente doloroso [na vida real]. Nós sentimos uma necessidade e uma vontade de honrar Luke. Mas acho que nenhum de nós queria, de fato, ter que revisitar toda aquela dor", continua o ator que vive o pai de Jughead (Cole Sprouse).

O episódio que abre a temporada tem direção do brasileiro Gabriel Corrêa, que comanda seu terceiro capítulo de Riverdale depois de ser assistente nas temporadas anteriores. Com o título In Memoriam, a história mostra como os personagens lidam com a morte. O protagonista Archie (KJ Apa), filho de Fred, é obviamente o mais afetado, mas todos enfretam o luto de maneiras surpreendentes.

Para o elenco, fazer um tributo a Perry não representa um corte definitivo de laços. "Nós ainda sentimos a presença dele no estúdio, o espírito dele continua com a gente", teoriza Marisol Nichols, a Hermione Lodge da série. "É tão difícil, porque eu espero vê-lo por ali, no Pop's [lanchonete que os personagens frequentam], ou virando a esquina. Fico olhando para onde ficava o trailer dele", lamenta.

"O curioso é que, quando [a morte] ocorreu, ainda tínhamos dois episódios para gravar da terceira temporada. Então fizemos isso, e depois fomos todos embora. E quando voltamos, já fomos jogados nesse tributo e tivemos de reviver todo o incidente. Logo de cara, sabe? Foi bem difícil", confidencia a atriz.

divulgação/the cw

Mary (Molly Ringwald) abraça Archie (KJ Apa) em cena do episódio de tributo a Luke Perry


Passado, presente e futuro

O capítulo será um memorial para Fred Andrews, mas também fará uma celebração indireta da carreira de Luke Perry. Shannen Doherty, que contracenou com o ator no sucesso Barrados no Baile (1990-2000), fará uma participação especial com uma personagem que é mantida em segredo, mas está ligada ao passado do paizão.

Outra novidade é que, com a morte de Fred, Archie passará a ser criado pela mãe, Mary (Molly Ringwald), que havia aparecido pouco na série até então. "Eu ainda não entrei para o elenco fixo, estou como recorrente. Mas estamos acertando isso, porque Archie precisa de uma figura parental", adianta a atriz, conhecida por filmes oitentistas como Clube dos Cinco (1985) e Gatinhas e Gatões (1984).

E como Molly lidou com a morte do ator com quem dividiu boa parte de suas cenas? "Para mim, eu senti que esse episódio foi como uma catarse. Eu não pude ir ao funeral dele em Los Angeles, então fazer essas cenas foi a minha maneira de dizer adeus para ele. Era o que eu precisava. O Luke era o meu companheiro, todas as minhas cenas eram com ele ou com KJ, então sinto que precisava desse tributo."

Mas os fãs de Riverdale não precisam se preocupar: a série não vai trocar o clima de suspense e pegação nem as tiradas cômicas por um luto eterno. "O primeiro episódio, o do tributo, se passa no feriado de 4 de julho, mas logo no segundo já avançamos alguns meses, para o primeiro dia de aula dos jovens. Então fica menos cru, eles estão superando [a morte]", promete o showrunner Roberto Aguirre-Sacasa.

"É claro que fica um ar de melancolia, especialmente na casa dos Andrews. É algo com que Archie lidará ao longo de toda a temporada. Mas também começamos algumas histórias mais leves, divertidas. É o último ano deles no colégio, então vamos explorar bastante isso: o baile de formatura, a incerteza da faculdade... O último suspiro do ensino médio dá muito pano para manga", diz o produtor.

A quarta temporada de Riverdale estreia no Brasil nesta quarta, às 21h40, no canal pago Warner. A exibição será simultânea com a dos Estados Unidos. As três temporadas anteriores da série estão disponíveis na Netflix.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.