Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

ESTREIA DO DIA

Otaviano Costa quebra as regras para apresentar reality gastronômico no SBT

LOURIVAL RIBEIRO/SBT

Imagem de Otaviano Costa no estúdio do Cozinhe Se Puder

Otaviano Costa no estúdio do Cozinhe Se Puder; apresentador quebra as regras em reality do SBT

ERICK MATHEUS NERY

erick@noticiasdatv.com

Publicado em 7/5/2022 - 6h50

Passar a perna no adversário. Essa é a premissa do Cozinhe Se Puder - Mestres da Sabotagem, reality gastronômico que volta à grade do SBT neste sábado (7). Mas Otaviano Costa, novo apresentador do programa, quer quebrar essa regra e implantar temperos de leveza e humor na competição culinária.

"Não queria atrapalhar os cozinheiros, queria ser uma válvula de entretenimento para gerar a disputa, a tensão, o medo, a emoção, como conseguimos gerar, de certa maneira, em vários momentos. Como apresentador, foi um jogo de sutilezas para incentivar a competição, mas não virar um inconveniente na realização dos pratos", explicou Costa na apresentação do formato à imprensa, da qual o Notícias da TV participou.

A versão norte-americana do reality teve 15 temporadas, exibidas entre 2013 e 2017. No Brasil, o formato desembarcou em 2021, sob o comando de Sergio Marone e com o título de Mestres da Sabotagem. Neste novo ano, além das mudanças de nome e de apresentador, a atração deixou de contar com uma atmosfera sombria e adotou um tom mais alegre.

"O comunicador tem que ser ele 100%, independentemente do formato. Pude exercer junto com a Discovery e com o SBT, e até diante da bíblia [manual com regras do reality], algumas sugestões para que eu pudesse me libertar mais, não ficar completamente engessado, o que não faria sentido", detalhou.

No Cozinhe Se Puder - Mestres da Sabotagem, quatro cozinheiros disputam um prêmio de até R$ 25 mil a cada episódio. Porém, os participantes precisam prejudicar o trabalho dos adversários com as sabotagens, que podem obrigar um chef a cozinhar com luva de boxe, cortar os alimentos em superfícies como um tanque d'água, entre outros desafios.

"Quis proteger o trabalho de cada um dos participantes, a história de cada um. Eles não estão na cozinha deles, não estão com os seus utensílios, não estão cozinhando a receita que podem estar fazendo, têm o tempo [jogando] contra e, o pior de tudo, não queria atrapalhar porque as sabotagens já são muito desafiadoras", confessou Costa.

"Para muitos competidores, é algo muito sério. Para outros, nem tanto. Tem cozinheiros que estudaram no Le Cordon Bleu, na França, e tem gente que tem o próprio restaurante, que vive do próprio negócio. Outros são cozinheiros, chefs profissionais, mas não têm tantas preocupações, entram mais no jogo e se jogam. Outros querem fazer aquilo para ganhar e proteger aquilo que já haviam construído", pontuou.

A segunda temporada do Cozinhe Se Puder - Mestres da Sabotagem estreia neste sábado (7), às 22h30, no SBT e no streaming discovery+. Em 13 de maio, a atração também entra na programação do Discovery Home & Health, a partir das 21h25.


Saiba tudo que acontece nos reality shows com o podcast O Brasil Tá Vendo

Ouça "#76 - O que podemos esperar do Power Couple 2022?" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários, entrevistas e vídeos ao vivo sobre reality show:


Leia também

Enquete

Qual o personagem mais chato de Pantanal?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.